29-ABR-2020

Prefeitura deu início à distribuição de cestas básicas à população de baixa renda

Ação, que contempla ainda kits de higiene, está prevista no Plano de Contingência de Combate ao Novo Coronavírus

#COVID-19 POR MACIEL 29 DE ABRIL DE 2020

Foto: Marcones Silva

A Secretaria do Trabalho e Assistência Social iniciou a distribuição de cestas básicas para famílias de baixa renda inseridas no Programa Bolsa Família do Governo Federal. Serão beneficiadas 400 famílias socialmente vulneráveis; a medida é mais uma intervenção do Governo Municipal nesses tempos de pandemia do novo coronavírus.

As "feiras" distribuídas são adquiridas com recursos do cofre municipal. "O quadro de contaminação pelo covid-19 nos obriga a realizar esse tipo de ação emergencial, ampliando o conjunto de iniciativa de amparo às famílias mais necessitadas, levando alimento e esperança a essas famílias", explica o prefeito dr. Nilson Diniz.

Famílias beneficiárias

Para ter acesso ao benefício eventual, as famílias devem atender aos critérios de vulnerabilidade e risco social, a serem analisados pelas assistentes sociais do CRAS I e II. "Os Benefícios Eventuais estão previstos na Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) e são oferecidos pelos municípios aos cidadãos e às suas famílias que não têm condições de arcar, por conta própria, com o enfrentamento de situações adversas ou que fragilize a manutenção do cidadão e sua família", ressalta a Secretaria do Trabalho e Assistência Social, Luciana Vieira.

Os 15 itens

A cesta básica contém 10 pacotes de arroz, três de feijão de corda, três de macarrão, duas latas de sardinha, dois pacotes de leite em pó, duas garrafas de óleo, um pacote de biscoito, dois pacotes de açúcar e dois de sal, dois de floco de milho, duas latas de carne enlatada, uma rapadura e um pacote de café. Foram investidos R$ 49.288,00 na compra dos alimentos.

Em parceria com a Secretaria de Saúde, as famílias estão recebendo kit de higiene, contendo álcool gel, máscara e sabonete líquido.

Alimentos para estudantes

Além dessas feiras, a Secretaria Municipal de Educação iniciou na última quarta-feira (22) a distribuição da merenda escolar para 3.299 mil alunos. O kit é composto de arroz, feijão, açúcar, macarrão, óleo e farinha de milho.