Trabalho de assepsia para combate à proliferação do covid-19 envolveu ambulâncias, carros comuns e micro-ônibus.
Foto: Simome Firmo
Representando o Dr. Nilson Diniz, a secretária Sayonara Moura acompanhou a ação, destacando que, além dos veículos, estabelecimentos do centro da cidade, onde há maior aglomeração de pessoas, também receberam a desinfetação. "A ação é contínua, uma recomendação para seja feita em todos os países que passam por casos de coronavírus. Em Cedro, faz parte do nosso plano de contingência", reforça o Prefeito.
Três vezes por semana, seis ambulâncias, quatro vans, um micro-ônibus e um Fiat Fiorino que realizam o transporte de pacientes com doenças graves para Fortaleza e municípios da região receberão a desinfecção. A higienização dura 15 minutos e é realizada pelos Agentes de Combate à Endemias (ACE), que passaram por treinamento, que inclui o uso adequado de EPIs. "O procedimento é realizado com uma máquina de nanopartículas, que aplica os produtos descontaminantes de eficácia comprovada", pontua o agente Francisco Jonas.
Mais ações
Os profissionais de endemias estão aplicando o mesmo procedimento em calçadas, interiores de bancos, portas de agências bancárias, supermercados e corrimões da casa lotérica local. É mais uma medida efetiva de prevenção à contaminação pelo novo coronavírus. Terminal Rodoviário, Postos de Saúde, Secretarias Municipais, delegacia, recepção de hospitais, praças e postos de combustíveis são locais que receberão a desinfecção.
As borrifações contêm hipoclorito de sódio, produto regulamentado pela Anvisa. "É dessa forma, com toda a garantia técnica, que estamos levando a prevenção à nossa população", esclarece a secretária de Saúde. "Os motoristas estão recebendo toda orientação sobre uso de EPIs e como se proteger neste período", reforça Sayonara Moura.