23-ABR-2020

Prefeitura conclui mais um bloqueio contra a dengue no bairro Prado

Agora será a vez dos quarteirões críticos no bairro Açude Novo e açude velho

#Dengue POR MACIEL 23 DE ABRIL DE 2020

Foto: Marciel Bezerra

O Governo de Cedro, por meio da Secretaria de Saúde, tem atuado fortemente para conter a proliferação do mosquito Aedes aeygpti. A ação desenvolvida por profissionais de endemias no bairro Prado abrangeu quarteirões com reconhecidos índices de infestação. O inseticida utilizado contém o princípio ativo Lambda-cialotrina, com formulação à base de água e larvicidas tipo pastilha Espinosade.

Todos os bairros serão beneficiados, e a população em isolamento social, por força do coronavírus, deve continuar colaborando, para que o município não registre casos dessa arbovirose. "Continuemos vigilantes no sentido de eliminar possíveis criadouros do mosquito, fazendo a limpeza de quintais, recipientes onde a água possa ficar acumulada-parada e também a limpeza de caixas d’águas", pontua o prefeito dr. Nilson Diniz.

Neste mês de abril

Os bairros do Alto do Padeiro e Pega Avoante já foram beneficiados com o bloqueio. A secretária de Saúde Sayonara Moura explica que essas medidas efetivamente evitam o aumento de casos no município, que hoje é referência na região. "Estamos em pleno enfrentamento ao covid-19 e, simultaneamente, orientando os moradores que cada um faça a sua parte e nos ajude no combate e prevenção ao mosquito transmissor da dengue. Não podemos relaxar. Por isso a necessidade de uma intervenção mais direta para a eliminação dos focos existentes".

Nenhum caso

O Município conta dois casos suspeito de dengue e nenhum confirmado de zika e de chikungunya até o momento.

Dicas

Cada pessoa é responsável e precisa semanalmente fazer vistorias no seu imóvel para evitar focos do mosquito. Baldes, potes, quartinhas, bacias, tambores e outros recipientes que armazenam água potável ou para uso doméstico devem ser limpos e vedados corretamente. "Estamos em período chuvoso, pedimos aos moradores que fiquem atentos para que deixem garrafas de cabeça para baixo, armazenadas em locais fechados. Temos ainda a coleta de lixo diária nos bairros, uma ação que reduz bastante o acúmulo de água parada", explica o Agente de Endemias, Késio Paulo.