15-ABR-2020

Profissionais de saúde são capacitados para desinfetar áreas de aglomerações em Cedro

Os trabalhos de desinfecção começam ainda esta semana, e compõe o rol de medidas adotadas pelo Comitê de Combate à Crise do Coronavírus

#COVID-19 POR MACIEL 15 DE ABRIL DE 2020

Foto: Marciel Bezerra

As ações de combate fazem-se extremamente importantes neste momento, quando as autoridades alertam para o pico da curva de contaminação entre o final de abril e início de maio. É preciso partir de enfrentamento com todas as armas. Uma delas é a higienização de locais públicos que prestam serviços essenciais à população, com grande circulação durante o dia.

Na tarde desta terça-feira (14), profissionais de endemias participaram de uma capacitação na Secretaria de Saúde do Município, sobre paramentação e desparamentação com vistas a realização de desinfecção das áreas de maior fluxo de pessoas. Entre os pontos que receberão as ações estão bancos, casa lotérica, Terminal Rodoviário, Postos de Saúde, Secretarias Municipais, supermercados, delegacia, recepção de hospitais, praças e postos de combustíveis.

As ações de desinfetação e eliminação de riscos de contágio do coronavírus tem na prevenção a sua palavra de ordem. "É importante ressaltar que higienizar bem as mãos, com água e sabão, diversas vezes ao dia, bem como utilizar álcool em gel, são procedimentos de extrema eficácia", pontua a secretária de Saúde Sayonara Moura, que fez já a entrega dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) aos Agentes de Endemias.

Segundo ela, os serviços serão em dias alternados. "Estaremos realizando a assepsia desses locais nos horários da manhã e final de tarde, em função da menor circulação de pessoas".

Sobre a higienização

Será feita com borrifação de hipoclorito de sódio. "Vamos utilizar o produto de forma pulverizada, com a utilização de máquinas costais, ou seja, acopladas às costas dos nossos Agentes de Endemias", conta a Coordenadora de Vigilância em Saúde, Marília Cortez.

Nenhum caso confirmado

Até o dia 14 de abril de 2020, Cedro não apresentava caso confirmado de covid-19. Atualmente, são oito casos descartados e quatro suspeitos.