No sentido de diminuir a quantidade de pessoas dentro dos estabelecimentos.
Foto: Marciel Bezerra
A Secretaria de Saúde de Cedro, visando ao bem-estar da população e observando o grande fluxo de pessoas nas filas de bancos e lotéricas, está orientando os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Demutran e Guarda Municipal a auxiliarem sobre o distanciamento recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O prefeito dr. Nilson Diniz destaca que os agentes dão dicas sobre as medidas corretas de higienização, com todos os cuidados para não se contrair o novo coronavírus. "Esse apoio vem na hora certa. É mais uma forma que encontramos de prevenir a população de contrair o covd-19".
Melhores horários de atendimento
As agências do Banco do Brasil e Bradesco e a casa lotérica local fazem o pagamento de servidores da ativa e de aposentado, bem como dos programas do Governo Federal. A presidente da Associação Comunitária das Agentes de Saúde, Cicera Beserra, ressalta o apoio da população neste momento, lembrando que pela manhã a prioridade são os moradores da zona rural. "É o período de maior fluxo de idosos. Que, de preferência, a zona urbana seja atendida no turno da tarde".
Nenhum caso confirmado
Até o dia 06 de abril de 2020, nenhum caso confirmado de covid-19. Atualmente o município conta com 04 casos descartados e 04 casos suspeitos.
Ações em andamento
O município vem realizando diversas ações de capacitação para os profissionais de saúde, como a disponibilização de uma Central de Orientação ao Coronavírus, a ampliação do horário de atendimento nos postos de saúde, a parceria com o IFCE Campus Cedro para produção de máscaras de proteção em 3D, o SAMU 192 e os postos de saúdes com novos horários de atendimento, além de barreiras sanitárias e a reorganização do pagamento dos servidores públicos.