NOTÍCIAS

31-MAR-2020

Estudantes adaptam às suas casas a rotina de estudos nesses tempos de coronavírus

Na tentativa de conter a disseminação do Covid-19 em Cedro, diversas medidas sendo adotadas pelo Governo Municipal.

#COVID-19 POR MACIEL 31 DE MARÇO DE 2020

Foto: Marciel Bezerra

Com as escolas obrigadas a suspender aulas presenciais e os estudantes orientados a permanecer isolados, os impactos no dia-a-dia da galera já se fazem notar. Mas ninguém para.

Para o prefeito Dr. Nilson Diniz, essas iniciativas são alternativas para um bom andamento escolar não sofra interrupção. E nesse momento, a tecnologia desempenha papel relevante. "Atendemos aos decretos Estadual e Municipal que pedem seja evitada a circulação do novo coronavírus. O isolamento social é vital. Estamos empenhados em promover, cada vez mais, qualidade da educação e a tranquilidade à população. Contamos com as redes sociais para dar uma força".

Tecnologia em favor da Educação

O exemplo vem da Escola Gabriel Diniz, que mesmo antes da pandemia, já desenvolvia projetos como o "Leitura diária" e "Plugados no Spaece", voltados para a Comunicação na Educação com o uso de tecnologias. "Logo no início do ano letivo é montado um grupo no Whatsapp com professores, alunos e funcionários, no sentido de prestar orientações", relata a coordenadora Pedagógica, Rose Clementino.

Essência dos Projetos

O "Leitura diária" foca no uso do Whatsapp para despertar nos estudantes o gosto pela leitura e favorecer a aproximação deles com suas famílias. "Plugados no Spaece" é voltado às questões do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) e melhorar seu desempenho no município.

O professor Cicero Alexandre Gomes, da Escola Gabriel Diniz, no Centro da cidade, destaca outra ação: o Google Classroom, ferramenta digital que permite criar uma sala de aula virtual. "Nesse isolamento social, usamos a tecnologia para manter contato com os alunos e tratar do coronavírus. Usamos o Google Classroom desde o ano passado", ensina. As turmas de 9º ano estão nessa plataforma, que auxilia bastante na proximidade da prova do SPAECE.

A estudante Maria Vitória, em casa, destaca que a rotina das reuniões na sala de aula virtual dos finais de semana foi estendida para o dia-a-dia de todos. "Contamos com a valiosa ajuda dos professores da disciplina de Matemática, com atividades bem interessantes. Essa troca de experiência tem se intensificado".

Grupos de professores

Na escola João Batista Moreno, na Várzea da Conceição, professores aplicam atividades por meio de grupos de Whatsapp, com vídeos-aula, revisões e testes. "Os alunos estão respondendo e enviando suas respostas. É a forma de estudarem mesmo à distância, principalmente os que estão cursando do 6º ao 9º ano", destaca a professora Fernanda Clébia. O diretor do estabelecimento, Ernandes Camilo, ressalta que a tecnologia tem servido para aproximar professores e alunos nesses tempos de isolamento. "As atividades e orientações são diárias, e assim os nossos alunos continuam a estudar, a interagir", pontua.

Livro é prioridade!

Na Escola Francisca de Jesus Cavalcanti, no Centro, a rotina alterada não esfriou a convivência entre professores e alunos, "Não temos uma plataforma própria do município, porém, temos nos livros didáticos grandes parceiros. Nas reuniões de pais sempre orientamos para o apoio familiar. O momento atual é mais que oportuno", explica a diretora Cilene Nogueira. Ela fala da necessidade de manter a rotina diária da sala de aula em casa - revisar conteúdos, ler livros, fazer demais atividades. "Os estudantes levaram para casa livros do projeto 'Sacola viajante', de diversos autores do país".

Além das ações citadas, as escolas mantêm atualizadas diariamente as suas redes sociais, com desafios lógicos, dicas de livros, filmes e textos educativos com mensagens educacionais apropriados ao período de quarentena.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 1 dia(s)

Outubro Rosa é Finalizado em Cedro com Exames e Ações Educativas nas UBS’s

Cedro encerrou em grande estilo a campanha “Outubro Rosa”, voltada para a prevenção e combate ao câncer de mama.

#Agenda Há 1 dia(s)

Cedro brilha na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC)

Tem prêmio de peso vindo por aí pra Cedro! Aguardem!

#Agenda Há 1 dia(s)

Construção de Passagem Molhada no Distrito de Candeias avança em ritmo acelerado

Obra no riacho do Morcego está a todo vapor.

#Agenda Há 2 dia(s)

Encerramento da Festa das Crianças de Cedro será nesta quinta-feira (31), no CSU

Desde o início do mês, caravana com várias atividades de recreação percorre os distritos, levando alegria para a meninada

#Agenda Há 3 dia(s)

Estátua de São João Batista, com 15 metros de altura, será entregue no final de 2025

Monumento do Padroeiro de Cedro, sonho da comunidade católica local, será iniciado em janeiro vindouro e irá incrementar ao turismo religioso no município

#Agenda Há 3 dia(s)

Baixio do Gabriel e Maguary farão a final do II Campeonato de Futebol Master Cedrense - 2024

Partida, no próximo sábado, dia 2 de novembro, acontece na arena Barbosão, no distrito Santo Antônio, a partir 15 horas

#Agenda Há 3 dia(s)

RGs solicitados no Caminhão do Cidadão na Várzea da Conceição estarão disponíveis para entrega em 31/10

Documentos foram requeridos nos dias 26, 27 e 28 de agosto. O serviço é uma realização da Prefeitura de Cedro em parceria com o Governo do Ceará

#Agenda Há 3 dia(s)

70 estudantes de Cedro participaram da 2ª fase da Obmep 2024

Mais de 900 mil estudantes vão disputar as medalhas de ouro, prata e bronze da maior olimpíada do conhecimento do país. E o nosso município está competindo, firme

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito