Boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Município neste domingo (29) mostra que caiu de sete para 3
Foto: Marciel Bezerra
A Prefeitura reforça a importância das medidas para que a contaminação pelo vírus não se alastre, a exemplo da criação de uma central de orientação pelo telefone-whatsapp (88) 9.9325-2186, das de 7h às 21h, inclusive finais de semana. E também a ampliação do horário de atendimento nos postos de saúde (Centro, Ferroviários e Pega Avoante). Outra relevante ferramenta vem da parceria do Governo Municipal com o IFCE Campus Cedro, com a produção de máscaras de proteção em impressora 3D para os profissionais de saúde.
As barreiras sanitárias contra o novo coronavírus nas entradas da cidade, em conjunto com equipes da Guarda Municipal, Demutran e Agentes Comunitárias de Saúde, é outra importante iniciativa. Na semana passada, a Secretaria do Trabalho e Assistência Social enviou profissionais da pasta para dar suporte à Central de Monitoramento que acompanha o trabalho nas barreiras sanitárias.
O apoio da população: fundamental
O prefeito Dr. Nilson Diniz destaca as parcerias do Governo Municipal na implementação das medidas para que se evite a transmissão do novo coronavírus. "Estamos empenhados em atravessar esse difícil momento. A população tem colaborado para que os trabalhos possam continuar, e se tornem efetivos", reforça.
Proteção!
Os profissionais da saúde atuam com Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como recomendam os protocolos. "É um cuidado que se deve ter. Nessa luta, toda estratégia adotada fortalece o conjunto das medidas adotadas. É preciso proteger que está à frente do combate, protegendo a sociedade", reforça a Secretária de Saúde, Sayonara Moura.
Até o último domingo (29), equipes de saúde monitoravam 140 pessoas em isolamento domiciliar. Em comparação ao dia anterior (28), o número de suspeitos com o vírus subiu para 12. "Diariamente são realizadas ligações, levando-se informações sobre o estado de saúde dos moradores e de pessoas que chegam de outras cidades, já com casos confirmados/suspeitos do covid-19", explica a Coordenadora de Vigilância em Saúde, Marília Diniz.
Casos no Ceará
Até ao dia 29 de março de 2020, foram confirmados 359 casos de covid-19 no estado. Até aqui, a Secretaria Estadual de Saúde (SESA), confirmou cinco óbitos.
Casos em Cedro
Até o dia 29 de março de 2020, nenhum caso confirmado de covid-19. Os sete casos suspeitos caíram para três.