O decreto nº 138/2020 dispõe sobre alteração do decreto 137/2020
Foto: Marciel Bezerra
O prefeito Dr. Nilson Diniz assinou decreto, prorrogando o ponto facultativo para o serviço público do município. O novo período vai de 31 de março a 09 de abril. Serão mantidos em funcionamento todos os serviços essenciais à comunidade, pelas secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Infraestrutura, além da Guarda Comunitária Municipal (GCM), Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). Também estarão funcionando o departamento de Recursos Humanos, Comissões de Compra e Licitação e o Gabinete do Prefeito.
O decreto levou em consideração o aumento de casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no Estado do Ceará. "É importante conter esse crescimento, com a diminuição de circulação de pessoas no município. A vida do cidadão é um direito fundamental de maior expressão constitucional", explica Dr. Nilson Diniz. O isolamento social é a medida de maior eficácia para desacelerar a disseminação da presente pandemia. "Estamos adotando diversas medidas e a população tem colaborado. Isso é muito bom", pontua a Secretaria de Saúde, Sayonara Moura.
Casos suspeitos
No último domingo (29), o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Cedro revelou os sete casos suspeitos, dos quais quatro foram descartados. Equipes estão monitorando 140 pessoas em isolamento domiciliar.
Decreto Estadual
No último dia (28/3), o Governador Camilo Santana prorrogou o decreto estadual de isolamento social por mais sete dias. No Art. 1º, fica destacado que "a medida é necessária ao eficaz enfrentamento da disseminação do novo coronavírus em todo o Estado". O período de restrição ao funcionamento do comércio e da indústria previsto no art. 1°, do Decreto Nº 33.519, de 19 de março de 2020, fica prorrogado até a zero hora do dia 6 de abril de 2020.