Medida é parte do plano municipal para enfrentamento ao Covid-19.
Foto: Marciel Bezerra
As Unidades Básica de Saúde (UBS) do Centro, Ferroviários e Pega Avoante, ficam abertos de segunda a sexta-feira, de 7h às 21 horas. A UBS centro funcionará de domingo a domingo.
O prefeito e médico Dr. Nilson Diniz explica que a dilatação do horário de atendimento, neste período, é decisiva para desafogar o hospital local. "Os casos mais leves são atendidos nestas unidades de saúde, quando o paciente apresentar sintomas iniciais do vírus - febre baixa, tosse, dor de garganta e coriza".
Os serviços na atenção primária nesse momento são essenciais, com o envolvimento de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas e ajudantes de dentista. "Estamos atentos, adotando estratégias para fortalecer a luta por mais saúde para à população, por sua segurança", pontua a Secretária de saúde, Sayonara Moura.
Quem precisou do atendimento no período da noite foi a dona de casa Cleniê Bezerra. Para ela o serviço reforça o compromisso do Executivo Municipal com a qualidade de vida das pessoas. "Levei minha filha e lá fui bem atendido. E fui lá porque no hospital o fluxo de paciente é maior".
Outra medida adotada pela gestão municipal foi a criação de uma central de atendimento ao cidadão, para prestar esclarecimentos e tirar dúvidas sobre o novo coronavírus.
"Se você teve contato ou conhece alguém que veio de cidades com casos confirmados de coronavírus há menos de 14 dias, acione o telefone-WhatsApp (88) 9.9325-2186 e relate à equipe responsável o que está sentindo, para fins de monitoramento no seu quadro de saúde", é o recado do Dr. Nilson Diniz.