Toda e qualquer forma de prevenção ao Covid-19 será bem-vinda.
Foto: Marciel Bezerra
Pensando no bem-estar da população, a Secretaria de Saúde disponibiliza serviço de orientação pelo telefone-whatsapp (88) 9.9325-2186. Horário: de 7h às 21 horas, inclusive finais de semana.
A iniciativa de prestar esclarecimentos à população nesse instante de tanta apreensão é por demais oportuna. "Já temos bastantes informações repassadas pelos órgãos competentes do Estado. Esse suporte permite agilidade no atendimento. Enfermeiros da Secretaria de Saúde prestam esse importante serviço, dando suporte necessário", prescreve o prefeito Dr. Nilson Diniz.
A Central de Orientação começou a funcionar no dia 20 de março, e já recebeu mais de 300 chamadas. Entre as perguntas mais frequentes sobre o coronavírus estão os sintomas (coriza, tosse, dor de garganta, possivelmente dor de cabeça e febre) e quando procurar atendimento médico.
Quem esteve no exterior ou em contato com pessoas de cidades e regiões onde já há a circulação do vírus, seja no Brasil ou em outros países, muito cuidado. "A maioria dos chamados no telefone do plantão Covid-19 são de pessoas que recentemente chegaram de viagem. Elas serão monitoradas por 14 dias pelas equipes plantonistas. As orientações são dadas em conjunto com as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS)", informa a secretaria de Saúde, Sayonara Moura.
Até o fechamento desta matéria (noite de 25/3), o município contabilizava sete casos suspeitos e nenhum confirmado/descartado. Ao todo, estão sendo monitorados 118 moradores, por meio da Central de Atendimento por Telefone.
Capacitações
Desde os primeiros casos detectados no Brasil que Cedro realiza capacitações com seus profissionais da área de saúde, entre os quais estão as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Agentes Comunitários de Saúde (ACS), enfermeiros e médicos.