São ações de esclarecimento para evitar o contágio do Covid-19 e outras doenças infecciosas
Foto: Marcos Rodrigues
A Prefeitura de Cedro, por meio da Secretarias de Educação e de Saúde, promoveu diversas atividades nas escolas da rede pública de ensino sobre medidas preventivas ao novo coronavírus. Faixas e rodas de conversas destacaram orientações sobre a higiene das mãos e cuidados ao tossir e espirar, partes do conjunto de atitudes a serem tomadas.
O Governo Municipal vem realizando capacitações com profissionais de saúde, como também criou um Plano de Contingência para Enfrentamento da Infecção Humana pelo Novo Coronavírus. "Não temos caso no município, mas as ações educativas servem exatamente para explicar aos estudantes as formas de higiene. Estão todos de parabéns", pontua o prefeito Dr. Nilson Diniz.
As ações são realizadas em conjunto com o Programa Saúde na Escola (PSE) e brigadistas voluntários do município no combate ao Aedes aegypti.
Na escola Francisca de Jesus Cavalcanti, a temática foi abordada por profissionais da Secretaria de Saúde por meio de rodas de conversas e dinâmicas. A Escola deputado Obi Viana Diniz transformou-se em um grande salão, com a exposição de pinturas, ensinando as crianças a lavarem as mãos corretamente - com álcool a 70% ou usando-se sabão.
Para a secretária de Saúde Sayonara Moura, as recomendações são fundamentais para que os ambientes escolares, de qualquer nível de ensino, "respirem saúde". As escolas são ambientes fechados. "Estamos mobilizados, preparando o maior número possível de pessoas para a correta higienização, atualizando sobre as últimas notícias do vírus no mundo".
A secretária de Educação Tereza Bezerra explica que entre as medidas adotadas está o envio de circular para orientar as famílias sobre o coronavírus. "Importante relatar às famílias que não temos casos até o momento, porém, a higienização é fundamental. Também alertamos sobre como procurar a rede de saúde em caso de sintomas".
Na internet
Nas redes sociais e site da Prefeitura, peças publicitárias e boletins informativos são divulgados diariamente, objetivando esclarecer e aproximar a população sobre os cuidados, em contraponto sobretudo à disseminação de fakes news.