Com a determinação de reduzir os índices de analfabetismo no município, por meio dos equipamentos como CRAS
Foto: Marcos Rodrigues
Com a determinação de reduzir os índices de analfabetismo no município, por meio dos equipamentos como Centro de Referência de Assistência Social (Cras II), a Prefeitura de Cedro promoveu a matrícula de alguns idosos no programa Educação de Jovens e Adultos (EJA). A secretária do Trabalho e Assistência Social Luciana Vieira esteve na Escola Francisca de Jesus Cavalcanti na tarde de terça-feira (10) para acompanhar 11 pessoas interessadas em aprender a ler e escrever.
O prefeito Dr. Nilson Diniz destaca a inciativa do projeto do CRAS II de colocar em sala de aula quem tem interesse em se alfabetizar. O município disponibiliza ferramentas inovadoras para que o pessoal da terceira idade encontre neste momento da vida a disposição necessária para o aprendizado e a socialização em sala de aula. "É uma alegria imensa. Se no passado eles não tiveram oportunidade de estudar, estão tendo agora, nessa fase da vida".
A parceria com a Secretaria de Educação foi essencial para iniciar esse projeto inovador que visa à redução do analfabetismo em Cedro. "Nossos usuários encontrarão ambiente propício para agregar conhecimento, aprender a ler e escrever, e assim evitar algumas explorações que são comuns em suas vidas, principalmente na questão financeira", detalha Luciana Vieira.
Todos no Centro da cidade
Ao todo, 20 alunos estão matriculados na escola Francisca de Jesus Cavalcanti; na Antonieta Jucá Marques, 72 moradores terão a oportunidade de retornar à sala de aula, ou simplesmente começar a estudar. "Se você tem mais de 15 anos e nunca estudou ou quer concluir seus estudos, procure as escolas que tenham sala da EJA e matricule-se", ensina a secretária de Educação Tereza Bezerra.
Idosos conectados
A Prefeitura irá atuar em outro projeto de inclusão digital voltado para os idosos, com acesso à informática. O objetivo é utilizar aplicativos para facilitar os estudos e, principalmente, auxiliar nas ações diárias, com acesso a sites.