12-MAR-2020

Mulheres cedrenses apostam no empreendedorismo

O município tem investido em cursos e criado oportunidades para elas nos últimos anos

#Empreendedorismo POR MACIEL 12 DE MARÇO DE 2020

Foto: Marcos Rodrigues

Em recente estudo realizado pelo Senac Ceará, 75,5% de matrículas realizadas no Centro de Educação Profissional Ives Dias Branco (Senac/Cedro) correspondem ao público feminino. Para comemorar os resultados, as redes sociais da Prefeitura disponibilizaram espaço para que os internautas conheçam melhor a história de cada uma dessas empreendedoras.

"O exemplo delas é inspirador. Será cada vez mais comum encontrarmos mulheres empreendendo seus próprios negócios, destacando-se. Estamos expandindo as oportunidades com inovação em cursos", destaca o prefeito Dr. Nilson Diniz.

Quem são elas

Na área da culinária, é a Raimunda Silva, que encontrou na prefeitura um parceiro fundamental para ampliar o aprendizado e melhorar o seu negócio - comidas, vendidas nas feiras promovidas no município. Moradora do Alto do Padeiro, explica que "ser mulher empreendedora é viver do seu trabalho, produzir, resistir". Sentindo-se importante por suas conquistas, afirma que "essas feiras são a prova de que a gestão municipal nos proporciona oportunidades de crescimento, de incremento da renda familiar".

Para Rosâgela Castro, da comunidade de Manoel Alexandre I (Várzea da Conceição), "não existe a palavra dificuldade em meu dicionário". Com um cotidiano de lutas, atua no segmento de artesanato e está muito bem, obrigado.

"Me sinto honrada de representar as mulheres do meu lugar. Somos mães, donas de casas, somos empreendedoras. Trabalhando, estou feliz demais".

Sheila Bezerra, do bairro de Fátima, entende que é próprio da mulher exercer várias funções simultaneamente, e que no empreendedorismo ela também "pode dar um baile". Foi aí que encontrou oportunidade de vendas no comércio local, ofício que aprendeu nos cursos oferecidos pela Prefeitura. "Não desistamos do nosso potencial, somos guerreiras".

Moradora do bairro Caldeirão, Mikaele Martins lembra da primeira oportunidade de aprendizado que teve: um curso na área de doces e salgados. Hoje, conta uma boa clientela. Sobre ser empreendedora, afirma que irá sempre pelas coisas que quer e ser independente. "É muito bom ser empreendedora, lutei bastante por isso. As feiras de empreendedorismo ajudam demais".

As mulheres contam com o apoio da Sala de Empreendedorismo da Prefeitura, além de parcerias e convênios com Sebrae, Senac, Senar, Sinrural, Ematerce e outras instituições.

Reconhecimento

Por conta dos investimentos em capacitação e incremento na produção, em abril do ano passado o município de Cedro conquistou a X Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor biênio 2017-2018, concorrendo na categoria Pequenos Negócios no Campo. "Após capacitar a nossa gente, começamos a produzir e, por fim, veio a etapa da comercialização. Ensinar, produzir e vender, eis o segredo", disse o prefeito Dr. Nilson Diniz à época.

Para a Secretaria do Trabalho e Assistência Social Luciana Vieira, as empreendedoras mudaram de vida e trouxeram inovação aos produtos e serviços ofertados. "Elas hoje contam com o nosso apoio para continuar investindo".

Cursos para todos os gostos

Somente no ano passado, foram ofertadas 460 vagas para cursos nas zonas rural e urbana, em parceria com o Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco, unidade Senac. As vagas contemplaram diversas áreas: culinária para iniciantes, boas práticas de manipulação de alimentos, brigaderia, hamburgueria, biscoitos variados, bolos, pães, pizzas, tortas, festival de massas, salgados para festas. Também teve básico em manicure, maquiagem social básica, básico em corte feminino, escovista, depilador; pinturas em tecidos, costura em malharia, bonecas de pano; costureiro, artesão em Patcwork; informática básica, editor de ilustração Corel Draw, tratamento de imagens Adobe Photoshop.

Prefeitura convoca fazedores de cultura para escuta pública sobre a Lei Aldir Blanc 2

Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) disponibilizará recursos financeiros durante 5 anos

Prefeito envia Projeto de Lei à Câmara para reajuste salarial de servidores municipais

Reposição da inflação é compromisso da gestão com os servidores cedrenses