É comum no período chuvoso o acúmulo de água parada. E os pneus descartados representam verdadeiro perigo
Foto: Elleson Barbosa
O exemplo da parceria entre o Poder Público e borracharias é animador - vem surtindo efeito. Cerca de 800 pneus tiveram o descarte apropriado em 2020.
Desde janeiro, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em conjunto com os Agentes de Combate às Endemias (ACE) e o Comitê Municipal de Combate às Arboviroses realiza ações de educação social para o correto manuseio/descarte de pneus no município. A ideia é evitar o criatório de larvas do mosquito Aedes aegypti.
Nesta terça-feira (10), equipes se deslocaram aos bairros Centro, Prado, Jardim Afonso Celso, Vila Operária e Pega Avoante para conversar com proprietários de borracharias, e fazer do local exemplo de como lidar com os pneus, e assim estreitar a comunicação com a Secretaria de Meio Ambiente. "A ação é contínua e de resultados positivos. Os donos estão promovendo o descarte correto, preservando o meio ambiente, evitando o acúmulo de água", pontua o prefeito Dr. Nilson Diniz.
Do começo do ano até agora, foram recolhidos cerca de 800 pneus de diferentes tamanhos, a maioria de carros, motos, bicicletas e caminhões. Todos eles destinados às artesãs do Município, que aproveitam as rodas de borracha descartadas para a produção de peças, promovendo a melhoria da renda familiar. "Desde 2019 realizamos as ações de coleta, direcionando os pneus a quem possa com eles trabalhar. O resultado disso a gente encontra nas feiras do empreendedorismo", observa o secretário de Meio Ambiente, Elleson Barbosa.
O supervisor de Endemias de Cedro, Ivan Monteiro, ressalta que outras equipes mapeiam as borracharias em todo o território cedrense e notificam os proprietários para que promovam a coleta e façam a distribuição dos pneus. "A problemática dos casos de dengue tem diminuído, estamos com índices satisfatórios. Equipes auxiliam na educação ambiental de forma mais segura, combatendo de forma efetiva o mosquito transmissor".
As ações educativas envolvem ainda o Programa Saúde na Escola (PSE), a Brigada Municipal e profissionais de Saúde.
Sem registro de casos
O município de Cedro não registra caso das doenças dengue, chikungunya e zika em 2020.