A rotina dos membros do Comitê de Gestor responsável pela mobilização da sociedade ao enfrentamento da exclusão escolar
Foto: Marcos Rodrigues
Diariamente eles podem ser encontrados na sedes urbana e rural. Cedro aderiu à plataforma "Busca ativa escolar" em 2017, com bons resultados de lá para cá.
E o trabalho intenso dos últimos meses tem se tornado positivo em relação as últimas matriculas na rede municipal de ensino. A busca ativa está trazendo, sim, alunos para dentro da sala de aula. Na avaliação do prefeito Dr. Nilson Diniz, a intervenção é das mais oportunas. "Tivemos resultados extraordinários, demonstrando quanto o trabalho dos membros do Comitê está repercutindo".
O trabalho de colocar em sala de aula o aluno que se dispersou, por variados motivos, conta com o apoio das Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) e da direção das unidades de ensino. Nessas buscas, é realizado balanço da situação das crianças de 04 a 17 anos. "Feito o mapeamento e identificados os públicos pela secretaria de Educação, os membros do comitê promovem visitas técnicas aos pais para convencê-los a fazerem seus filhos voltarem a estudar", pontua a coordenadora do Comitê, Ana Neta.
Após aluno retornar à escola...
O passo agora é realizar acompanhamento do aluno de regresso
à escola. E voltar a estudar. Com isso, novos resultados alcançados, impactando na melhoria dos índices da educação no município. "Deu pra entender a importância dessa busca ativa?", indaga otimista a secretaria de Educação Tereza Bezerra. "Do ano passado para cá, tivemos um grande avanço com o Selo Unicef, que atua com 25%, enquanto nós, aqui em Cedro, atingimos 65% da adesão no retorno para as salas de aula".
Importante - O balanço dos resultados da Busca Ativa de 2019 será divulgado até final do mês de maio.
Com relação às visitas
A busca ativa é um processo constante, cabendo ao Comitê atuar no sentido de procurar e resgatar a criança ou adolescente que desistiu de estudar. Daí a importância de a equipe visitar as residências. "Qualquer pessoa que identificar um menino ou uma menina fora da escola, pode entrar em contato com a secretaria de Educação e nos informar, a gente vai realizar a visita e tentar trazê-los de volta aos estudos", a coordenadora Ana Neta.
O trabalho do Comitê Municipal
O grupo atua em conjunto com os parceiros: Ministério Público Estadual (MPCE), Conselho Tutelar, Secretarias do Trabalho e Assistência Social e Saúde do Município, além da sociedade civil e profissionais da educação.