17-FEV-2020

Prefeito de Cedro participa de lançamento do Programa Garantia Safra 2019-2020

O Governador Camilo Santana reuniu na última segunda-feira (17), no Palácio da Abolição.

#Agenda POR MACIEL 17 DE FEVEREIRO DE 2020

Foto: Divulgação

prefeitos cearenses para adesão ao Programa Garantia-Safra 2019-2020. Estiveram presentes o Prefeito Dr. Nilson Diniz e o gerente do escritório da Ematerce local, José André. Nesta edição, o fundo solidário assegura mais de R$ 63 milhões a 125.018 produtores de 171 municípios cearenses.

O gestor cedrense enfatizou a importância do programa para a sobrevivência do homem do campo e, em especial, a adesão dos agricultores em seu município. "Cedro é movido pela agricultura familiar e produção local, mas a instabilidade das chuvas nos afeta diretamente".

O Governador Camilo Santana enfatizou a parceria entre os Governos Federal, Estadual e Municipal nessa empreitada. "Esse é um verdadeiro exemplo de que, quando os três entes se envolvem em um programa importante Como este, de proteção do agricultor e da agricultora familiar no Ceará, o panorama se configura promissor".

O que é o programa?

O Garantia Safra é uma ação para agricultores familiares que se encontram em municípios da área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) sujeitos à perdas de safra devido à seca ou ao excesso de chuvas.

O benefício, no valor de R$ 850, pago em cinco parcelas iguais e consecutivas, é concedido aos agricultores que sofreram perda de safra acima de 50% e pode ser sacado nas agências da Caixa Econômica Federal ou casas lotéricas.

O titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Francisco de Assis Diniz, reforçou que o Governo do Ceará tem dispensado atenção especial a este programa, por representar segurança e tranquilidade aos agricultores familiares. "Se nós imaginarmos que se trata de um seguro, o ideal é que ele não seja utilizado, e que tenhamos boa safra. Mas ele tem o condão de tratar os dois extremos, serve para perda de safra por seca ou por enchente".