As lições partiram de iniciativa na Escola Municipal Antonieta Jucá Marques e chegaram ao SCFV
Foto: Divulgação/Redes Sociais
Com o slogan "Diga não às brincadeiras de mal gosto", crianças e adolescentes gravaram vídeo sobre a não realização de um procedimento extremamente perigoso.
É prática cotidiana o modelo de uma educação que envolve a família e a escola, na perspectiva do fortalecimento de laços afetivos. Essa maneira de pensar e fazer uma educação cidadã e humana alcançou as redes sociais, com finalidade louvável. Os estudantes postaram vídeo orientando para não realização do "Desafio da Rasteira". E o trabalho viralizou, tamanha a sua importância.
A brincadeira não foi registrada em Cedro. Mesmo assim, alunos da Escola Antonieta Jucá Marques, com apoio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) e a orientação de professores, reforçam o combate a uma prática que pode causar danos à saúde.
Para o prefeito Dr. Nilson Diniz, é demais oportuna e "vital" a ideia dos estudantes cedrenses de mostrar à sociedade que a melhor forma de fazer frente a uma brincadeira de mal gosto como está é a informação. "Parabéns às crianças que tiveram essa iniciativa; aos professores e familiares, gratidão pela orientação e o apoio".
O vídeo-alerta das crianças de Cedro foi gravado na quinta-feira (13) durante o treinamento de karatê no SCFV, que tem a parceria do Programa Esporte e Lazer na Cidade (PELC). "Foi uma iniciativa natural, estávamos encerrando a aula quando a meninada pediu pra fazer o vídeo. O karatê prega a não-violência, agrega o que há de positivo na vida da criança", pontua o instrutor Jarberson de Jesus.
Em roda de conversa na Escola Antonieta Jucá Marques, na manhã de sexta-feira (14), os estudantes do 8ª ano exibiram o filme, que está sendo compartilhado em perfis e grupos de mensagens instantâneas. "Mostramos a importância de discutir o tema na internet, de promover o diálogo", ensina a diretora Lúcia Barros.
A Coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Aldenoura Gomes, ressalta as orientações sobre a não-violência e outros temas relacionados ao bem-estar de estudantes e professores nas escolas por todo o ano letivo. "Uma temática dessa não poderia deixar de ser trabalhada pelo PSE".
Desafio
Crianças, adolescentes e até adultos têm participado do "Desafio da Rasteira". Na "brincadeira", duas pessoas se posicionam ao lado de um colega, que é orientado a pular e, então, recebe uma rasteira. A pessoa acaba caindo e batendo a cabeça no chão, o que pode causar lesões no crânio, cérebro, coluna e levar até à morte.