Em torno de 900 pessoas são beneficiadas em Cedro. A parceria com Governo Federal
Foto: Ana Paula Dias
A rotina das 10 visitadoras do Programa começa cedinho, de casa em casa, envolvendo as crianças e suas famílias com ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.
É para encher de esperanças a meninada e seus pais. O município vem aderindo aos programas que envolvem os cuidados voltados com a primeira infância, na busca de garantir futuro melhor para todos. "Esse é um exemplo de que estamos mudando a realidade de diversas famílias. Para o Criança Feliz temos o apoio do governo federal", pontua o prefeito Dr. Nilson Diniz.
O público-alvo são gestantes e crianças de 0 a 3 anos, bem como as portadoras de necessidades especiais até 6 anos, inseridas no Benefício de Prestação Continuada - BPC. "As visitas domiciliares do Programa compreendem ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos", destaca a coordenadora Ana Paula Dias.
A Secretaria do Trabalho e Assistência Social Luciana Vieira explica que a primeira infância é uma etapa marcada por importantes aquisições para o desenvolvimento humano. "O Criança Feliz vem exatamente para promover o fortalecimento de vínculos e a construção de um ambiente positivo para o desenvolvimento infantil integral, com o envolvimento das famílias".
O que é e quem está à frente
O Programa consiste no acompanhamento das crianças, propondo atividades diversas que estimulam o crescimento saudável e fortalecimento do vínculo socioafetivo entre os familiares.
As visitas semanais contam com a presença da supervisora e coordenadora local das áreas de abrangência do CRAS I e II. À frente dos trabalhos, no município de Cedro, estão profissionais que passaram por processo seletivo realizado pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social.
Em todo país
Cerca de 25 mil profissionais, entre visitadores e supervisores, já realizaram 25,9 milhões de visitas nos 2.894 municípios participantes. A meta do governo federal é chegar a 2 milhões de famílias atendidas até o final deste ano.
Importante
Os atendimentos de gestantes e crianças devem estar inseridos nos programas do Governo Federal como o Cadastro Único (CadÚnico).