10-FEV-2020

Prefeitura e produtores rurais se reúnem para debater alimentos da merenda escolar

Pauta do encontro foi a participação no Programa Nacional de Acesso a Alimentação (PNAA)

#AgriculturaFamiliar POR MACIEL 10 DE FEVEREIRO DE 2020

Foto: Marcos Rodrigues

Garantir a boa alimentação dos alunos da rede pública e, ao mesmo tempo, movimentar a economia local. Esta foi a motivação da reunião entre a Prefeitura de Cedro e cerca de 95 produtores rurais do município. O encontro aconteceu na segunda-feira (10/02), na sede da Secretaria de Agricultura e teve como pauta a participação nos projetos para o Programa Nacional de Acesso a Alimentação (PNAA).

"A prefeitura vem contribuindo para o crescimento da economia, ofertando cursos, capacitações e, por meio da realização das feiras, incentivando o consumo de produtos da agricultura familiar. A gestão também adquire produtos dos nossos agricultores e com o PNAA, vamos ampliar, ainda mais, esse ciclo virtuoso, oferecendo alimento de qualidade para nossos alunos e renda para nossos agricultores", enfatizou o prefeito, Dr. Nilson Diniz.

Para o Secretário de Agricultura, Manoel Bezerra, o encontro foi bastante positivo. "Este é um programa de muita qualidade e alcance, que beneficiará, cerca de 100 produtores rurais com a compra de alimentos direcionados a merenda escolar do município". Em 2019, 40% das compras foram de produtores rurais da região. Toda a distribuição é acompanhada por nutricionistas e as merendeiras passam por qualificação e manipulação de alimentos.

Entre os itens que serão adquiridos pela prefeitura estão: Cheiro verde, milho verde, feijão, macaxeira, bolo, doce, peixe, galinha caipira e outros itens da agricultura familiar. "Com essa reunião estamos organizando a chamada pública para adesão dos itens que serão comprados", informa a Coordenadora da merenda em Cedro, Luiza Luzineide.