SCFV teve atuação marcante em Cedro ano passado, com várias ações e projetos executados para os cedrenses.
Foto: Marcones Silva
No ano do centenário, novas atividades serão realizadas para valorizar a arte, a cultura, o esporte e a socialização da nossa gente
Os trabalhos com os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para o ano de 2020 começaram na segunda-feira (10/02). Ao todo, estão inscritos cerca de 200 usuários no serviço da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
"As ações desenvolvidas em 2019 mostraram avanços importantes em diversas áreas, principalmente na parte social. Trabalhamos para beneficiar nossa população, de diferentes idades, por meio da aprendizagem, das artes, dos esportes, da cultura e, principalmente, por meio da socialização das pessoas, melhorando a vida social dos cedrenses", enfatiza o prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz.
As ações também estão sendo ofertadas às famílias, de forma complementar ao trabalho social realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI). O Coordenador do SCFV, Claudiomar de Lima, ressalta a importância das ações. "É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares".
Uma outra importante ação do SCFV é a execução do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC). "Desde o ano passado estamos trabalhando em parceria com o PELC, integrando diversas ações, contribuindo para a melhoria da vida de nossas crianças e adolescentes", explica a Secretária do Trabalho e Assistência Social, Luciana Vieira.
Este ano, serão executadas várias atividades com ênfase no Centenário de Cedro, resgatando as expressões artístico-culturais que contribuíram ao longo dos anos para o progresso da cidade. "Neste clima de festividades, vamos desenvolver atividades sobre a história local, destacando os nossos talentos, pois entendemos que essa temática é uma forma de festejar os 100 anos com as nossas crianças e adolescentes", pontua o instrutor social Marcones Silva.
Como participar
Para participar do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), basta comparecer ao CRAS (I ou II), no bairro mais próximo de sua casa, levando o número do NIS e documentos pessoais.