27-MAR-2017

Prefeitura realiza trabalho intensivo em casas com focos do Aedes Aegypti

27 DE MARÇO DE 2017
O combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus precisa ser constante, rápido e efetivo. Buscando o bem estar da população a Prefeitura de Cedro, por meio da Secretária de Saúde e dos Agentes Comunitários de Endemias, realiza uma força tarefa em imóveis onde a presença do Aedes Aegypti foi constatada.

Os bairros Alto do Padeiro, Açude Novo, Pega Avoante e Fátima foram visitados já este ano e receberam atenção especial para evitar a proliferação do mosquito. A ação, efetuada com bombas costais motorizadas, é acompanhada pela população e já apresenta resultados significativos.

De acordo com o Prefeito de Cedro, Dr. Nlson Diniz, durante este período de chuva o auxilio da população no combate ao mosquito é fundamental. "As equipes tem desenvolvido ações importantes com a população e pequenas ações em casa fazem a diferença". O prefeito enfatiza que além da Secretaria de Saúde, o Governo Municipal mobiliza as pastas de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Educação, Infraestrutura, Trabalho e Assistência Social, além das entidades de classe do município em ações educativas conjuntas contra a Dengue.

O Agente de Endemias de Cedro, Jonas Oliveira, explica que as larvas do mosquito encontradas nos bairros foram combatidas. "Eliminamos o foco e foi feito bloqueio químico com inseticida na casa e nas residências vizinhas". A maioria dos achados aconteceu em recipientes como: tampinhas de garrafas, copinhos, cacimbões e potes. Jonas enfatiza os cuidados que todos devem ter. "Os moradores precisam cuidar do quintal de suas residências e com estas pequenas ações diárias possamos evitar que o mosquito se prolifere".

Cedro com baixa infestação

Dentre os municípios pertencentes à 17ª Coordenadoria Regional, com sede em Icó, Cedro é o que apresenta um dos menores índices de infestação predial (1,23%), com índice de incidência da arboviroses de (2,33), tornando menor percentual na região da 17ª CRES. De acordo com Secretária de Saúde, Sayonara Moura, o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) está sendo concluído. "Já estamos com 70% do LIRAa e vamos ficar com índice abaixo de 1, como preconiza o Ministério de Saúde, isso demonstra que Cedro continua avançando no combate."

Planejamento no combate

A Secretária de Saúde do Município, Sayonara Moura, explica que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para o controle do mosquito da Dengue. "Somos referência no Estado e a população tem colaborado sempre". Ainda nesta semana, a Secretária se reunirá com todos os profissionais para realizar o planejamento para os próximos meses. "É importante estarmos atentos e a população poderá acompanhar os trabalhos desenvolvidos pelas equipes". Entre as ações planejadas estão: spots em rádios, criação de página no site da Prefeitura, folhetos educativos e palestras.

Cedro é destaque no programa Previne Brasil com nota 10

Município lidera na Regional de Saúde e está entre os melhores do Ceará

Projeto de Literatura de Cordel mantém viva a cultura popular em Cedro

Ação acontece na Escola Antônio Pinheiro Torres, localizada no Distrito do Vale do Machado

#Cultura Há 4 dia(s)

Prefeitura abre inscrições para projetos culturais com recursos da PNAB 2024

Editais incluem o Prêmio Cultura Popular, o Fomento à Execução de Ações Culturais (apoio direto a projetos) e a Seleção de Espaços e Ambientes Culturais

Prefeitura de Cedro antecipa 13º Salário dos Servidores Municipais

O anúncio foi feito nas redes sociais do prefeito Joãozinho de Titico. Servidores municipais merecem

Estudantes de Cedro visitam ateliê Renê Campos: aprendendo a reciclar e preservar o meio ambiente

Em uma das etapas do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, jovens aprenderam a importância da reciclagem e a produção de peças.

Prefeitura de Cedro faz festa para crianças atendidas pelo Centro de Atendimento Integrado em Saúde com Espectro Autista

Festejo, em celebração ao Dia da Criança, faz parte da programação anual das ações desenvolvidas pelo Instituto Mão Amiga no município

Cedro celebra 104 anos de emancipação política com Missa em Ação de Graças e muitas homenagens

Celebração presidida pelo Padre Ademar Alves contou com as presenças do prefeito Joãozinho de Titico, da primeira-dama Cláudia Dionízio, da vice Ana Nilma, autoridades e população