01-JAN-2020

Balanço geral da Secretaria de Saúde de Cedro no ano de 2019

Durante todo o ano foram realizados 64.346 atendimentos, distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde do município. Pasta também faz o registro das inúmeras campanhas e ações educativas.

#Agenda POR MACIEL 01 DE JANEIRO DE 2020

Arte: Marciel Bezerra

Entre outras iniciativas, a prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Saúde, estimulou a amamentação, trabalhou a prevenção dos cânceres de mama e de colo do útero, fez testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, além da busca ativa de tuberculose e hanseníase. Para o prefeito Dr. Nilson Diniz, médico urologista, o rol de ações resultou na efetiva melhoria dos indicadores. "O empenho das equipes foi determinante para que ficássemos acima da média, não só em 2019 mas nos anos anteriores. Zeramos a mortalidade materna, reduzimos a morbidade infantil e internações. São investimentos na atenção básica à saúde".

Números

Foram realizados 64.346 atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde, somando-se os serviços ofertados no Centro de Fisioterapia (5.505), nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF (1.543), exames laboratoriais (4.585), Centro de Atenção Psicossocial-CAPS (3.056), regulação de alta complexidade (402), regulação municipal (7.199), transporte de pacientes (10.086), telamentos em caixas d’água (872 metros), inspeções sanitárias (377), emissões de alvará (282), atendimentos de médicos nos postos de saúde (24.004 - entre janeiro e novembro), atendimento de enfermeiros (22.450 - entre janeiro a novembro) e procedimentos no geral nas UBS (17.892), também de janeiro a novembro.

Arboviroses

O Comitê Municipal de Combate às Arboviroses e a Brigada Municipal emitiram boletim epidemiológico, informando que no mês de dezembro foram confirmados apenas três casos de dengue em Cedro, todos importados; não houve registro de zika e chikungunya. A Secretaria de Saúde também desenvolveu atividades por meio do Programa Saúde da Escola (PSE), com ações estratégicas voltadas para as escolas.

Profissionais e frota de veículos para atendimento

Atualmente, o município conta com 12 Enfermeiros, 10 Médicos, 12 Técnicos de Enfermagem, 11 Cirurgiões e 60 profissionais de nível médio atuando diretamente nas unidades de saúde. A renovação da frota de veículos também foi destaque - Cedro adquiriu uma Van para pacientes que necessitam de hemodiálise, quatro veículos Fiat para assistência aos pacientes em geral, dois carros Etios de transporte para a capital e um micro-ônibus exclusivamente para a Assistência Social.

Odonto Sesc

Para facilitar o acesso à saúde bucal aos moradores do Cedro, o Sistema Fecomércio - CE, por meio do Sesc, disponibilizou uma Unidade Móvel, chamada Odontosesc II. A veículo dispõe de quatro consultórios odontológicos, uma central de esterilização, uma sala de RX e um escovódromo. Cerca de 3 mil atendimentos foram realizados.

Cedro recebe avaliação de desempenho do Programa Criança Feliz, com muitas orientações

Ação no município é executada pela Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social

Prefeitura disponibiliza transporte gratuito para estudantes que farão vestibular da Urca

As provas serão aplicadas nos dias 15 e 16 de junho, em Iguatu