05-DEZ-2019

Escolas na zona rural de Cedro recebem ações educativas sobre trânsito

Para o prefeito Dr. Nilson Diniz, “vem da sala de aula as primeiras lições de um trânsito mais humanizado, seguro e de qualidade”. Palestras trataram da questão

#Infraestrutura POR MACIEL 05 DE DEZEMBRO DE 2019

Foto: Marcos Rodrigues

A escola Leandro Alves Correia, localizada no distrito Vale São Miguel, teve aula diferente na última quinta-feira (5/12) - estudantes foram sensibilizados sobre educação no trânsito. Ao que parece a meninada gostou. A ação faz parte do projeto "Agentes amigos da escola", da Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Infraestrutura, com intervenção do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) e da Guarda Civil Municipal (GCM).

Os alunos receberam instruções e realizaram simulados com o auxílio de uma faixa de pedestre, cones e semáforos. O agente Monteiro, da Guarda Civil Municipal, fez um balanço das ações já realizadas esse ano pelo órgão e distribuiu folders educativos para orientação dos pais e estudantes.

O prefeito Dr. Nilson Diniz lembra que a educação no trânsito começa nas escolas. "Nossas equipes estarão em várias unidades escolares para promover a orientação. Em conjunto com as demais secretarias, estamos interagindo no sentido de educar para o futuro. O processo começa dentro da escola", reforça.

O secretário de Infraestrutura Marcos Pitombeira ressaltou a importância dos temas abordados nas palestras. "A conscientização do uso do capacete é essencial. Na chegada das férias escolares, as saídas são mais frequentes. A ação possibilita a oportunidade de alertar jovens e pais sobre os riscos da imprudência. O respeito, a atenção e o zelo podem garantir um trânsito com qualidade e seguro para todos", pontua.

Na avaliação de Ionete Andrade, diretora da Leandro Alves Correia, o momento foi importante, tendo em vista o futuro do trânsito em Cedro. "Também foram abordados em sala de aula temas ensinados em conjunto com o Programa Saúde na Escola (PSE)", explica.

Outra pauta debatida foi a inclusão de faixas para aumentar a segurança de pedestres e traçar limitações aos motoristas na cidade. O município já vem realizando audiências públicas, com apoio do Governo do Estado e Ministério Público do Ceará (MPCE), para reforçar a importância de atividades educativas.

Outras conquistas
Em 2019, a Prefeitura promoveu melhorias no sentido de otimizar os serviços do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) e da Guarda Municipal, que contam atualmente com sede própria e viaturas em quantidade suficiente para atendimento de demandas. Em junho passado, os Guardas Municipais participaram do curso de Patrulheiro de Ronda Ostensiva Municipal (ROMU).

Prefeitura convoca fazedores de cultura para escuta pública sobre a Lei Aldir Blanc 2

Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) disponibilizará recursos financeiros durante 5 anos

Prefeito envia Projeto de Lei à Câmara para reajuste salarial de servidores municipais

Reposição da inflação é compromisso da gestão com os servidores cedrenses