27-NOV-2019

VII ExpoCedro é aberta com brilho, reunindo pessoas e movimentando a economia local

Com previsão de girar em torno de 250 mil reais em negócios, a Exposição de Ovino e Caprino de Cedro 2019 começou dia 26 de novembro e segue até domingo, 1º de dezembro, no Centro Social Urbano (CSU).

#Agenda POR MACIEL 27 DE NOVEMBRO DE 2019

Foto: Marcos Rodrigues

O visitante que veio conferir a VII ExpoCedro, aberta oficialmente nesta quarta-feira (27/11), encontrou diversas raças de animais em exposição, viu a meninada se divertindo nos playgrounds, deliciou-se com o melhor da típica comida cearense no restaurante, assistiu a shows ao vivo com artistas locais. E se misturou a uma gente muito animada. Presentes o prefeito Dr. Nilson Diniz, o vice Joãozinho de Titico, o secretário de Agricultura Manoel Bezerra, o secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA) Di Assis Diniz, vereadores e lideranças locais. População compareceu em peso.

Dr. Nilson destacou o crescimento do evento, a cada ano, em cifras e atrações, pontuando que na presente edição a exposição em novo local, aberto e mais amplo, proporcionou o aumento de expositores e visitantes. "É uma alegria imensa chegarmos ao sétimo ano de exposição. Estou absolutamente convencido do sucesso, arriscando dizer inclusive que iremos movimentar aproximadamente 250 mil reais em negócios".

De Assis Diniz lembrou a parceria do Governo do Estado com o município de Cedro, que tem resultado em diversas conquistas: a entrega de 2.664 cisternas de polietileno; a implantação de 28 sistemas simplificados de irrigação; a entrega das sementes e raquetes de palma pelo Projeto Hora de Plantar; a aquisição de equipamentos de envase para beneficiar os apicultores da Serra Mel. Sobre a exposição, o titular da SDA destacou a movimentação na economia e a qualidade dos animais expostos. "Verificamos o melhoramento genético do rebanho local. De todas as exposições, o rebanho desta tem qualidade impressionante". Também mencionou a solicitação da gestão municipal para a ampliação e universalização do uso de cisternas, incluindo mais 150 unidades.

Entrega de equipamento
O primeiro dia de ExpoCedro trouxe boas novas para a comunidade Serraria. Apicultores foram beneficiados com uma máquina de sachê e kits de extração de mel. A iniciativa integra a parceria do Governo do Estado com a prefeitura de Cedro. "Eles já desenvolvem a atividade com muita competência. A aquisição dessa máquina permitirá a ampliação da produção de mel, para exportação de produtos ainda de mais qualidade", explica Dr. Nilson Diniz.

Parque de Exposição
O Prefeito de Cedro adianta que há projeto para a construção de um parque de exposição próprio no município. "A ideia é termos uma área maior, um local específico para eventos dessa natureza, semanais, mensais. Nele instalaremos a Secretaria de Agricultura", detalha o secretário Manuel Bezerra.

Premiação
O Secretário de Agricultura de Cedro confirma a presença de expositores dos estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí e de diversos municípios do Ceará. "Estamos empenhados em aumentar cada vez mais a Exposição de Cedro. Temos aqui mais de 200 baias. A premiação é de 36 mil reais".

Mais ações

Na sexta-feira, 29/11, será a vez da segunda e terceira ordenhas do Concurso Leiteiro, e ainda as apresentações culturais e campanhas educativas das Secretarias Municipais. No sábado, 30, o grande concurso gastronômico.

A realização da ExpoCedro é da Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Agricultura, Associação dos Criadores de Caprinos, Ovinos e Bovinos de Várzea da Conceição e Instituto de Arte, Cultura, Lazer e Educação (IARTE). Tem o apoio do Governo do Estado do Ceará, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Sebrae, Senac, Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (ADAGRI), Ematerce, Instituto Agropolos do Ceará, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará - FAEC e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).