16-NOV-2019

Prefeito Dr. Nilson Diniz visita Ubaldinho e confere as novas tubulações da adutora

#Agenda POR MACIEL 16 DE NOVEMBRO DE 2019

Foto: Marciel Bezerra

No último sábado (16/11), o prefeito Dr. Nilson Diniz esteve na área de captação do Açude, por trás da barragem, para ver de perto as novas tubulações do trecho correspondente aos primeiros 4 (quatro) quilômetros da adutora, onde é maior a pressão das máquinas que captam a água para levá-la à cidade e distritos de Cedro. A visita foi acompanhada do vice Joãozinho de Titico, do vereador Juceza Teixeira, do secretário de Agricultura Manoel Bezerra e do Chefe de Gabinete Maurício Bezerra.

O gestor municipal explica que, das novas tubulações recém-chegadas, dois quilômetros são de ferro fundido, mais resistente; os outros dois são de cano em PVC (polietileno). "A parte de ferro é por conta da pressão maior da água puxada das máquinas, e têm diâmetro mais alargado para que a vasão seja também maior e chegue abundante nas casas". Dr. Nilson informa que os trabalhos de substituição começam imediatamente. "A antiga tubulação já está desgastada, ora de fazer a troca".

Ressalta o empenho da Cagece e do governador Camilo Santana pelo envio dos cilindros. "Nossas demandas estão sendo atendidas, o governador é sempre sensível aos apelos da população quando se trata de promoção do bem-estar. Mais água de qualidade, mais fartura, mais vida", ensina o prefeito de Cedro.

Universalizando o acesso à água
Em setembro, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) deu início a um plano de ação para otimizar o abastecimento de água no município de Cedro. Foram beneficiados os distritos de Várzea da Conceição, Lagêdo, Coqueiro, Canudo, Manoel Alexandre e Mundo Novo.

Para o vice Joãozinho de Titico, a universalização do acesso à água em diversas comunidades, em parceria com a CAGECE, é a concretização de ações projetadas para o curto e o médio prazos. "Água tem pressa, por isso a gestão municipal se desdobra em solucionar as demandas que nos chegam. Já estamos colhendo frutos".

Enquanto isso, no maior reservatório...
O Açude Ubaldinho, responsável pelo abastecimento da cidade de Cedro, está com um volume correspondente a 26,48 % de sua capacidade, de acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH). A Prefeitura vem adotando medidas emergenciais, a exemplo de campanhas educativas nas escolas, bairros e sociedade em geral, com o tema "Economizar água para não faltar".

Mais de 700 alunos participam da aplicação da prova da OBA

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica conta com avaliações realizadas em todo o Brasil

Cedro recebe Semana do MEI entre os dias 20 e 24 de maio

Evento presencial e noturno está com inscrições gratuitas e as vagas são limitadas