17-NOV-2019

28 produtores de Cedro beneficiados com programa de irrigação diferenciado

#Agenda POR MACIEL 17 DE NOVEMBRO DE 2019

Foto: Marciel Bezerra

No último sábado (16/11), o prefeito Dr. Nilson Diniz cumpriu agenda na comunidade de Marreca, distrito de Santo Antônio, para acompanhar o andamento do Programa de Irrigação na Minha Propriedade - PIMP.

28 agricultores do município irão receber, individualmente, um kit de irrigação para um hectare de área irrigada e possam trabalhar a terra na produção de pastagem e hortifruticultura. A Prefeitura entra com a escavação e a Ematerce com a Assistência Técnica. A visita foi acompanhada pelo vice Joãozinho de Titico, pelo secretário de Agricultura Manoel Bezerra e pelo vereador Juceza Teixeira.

O gestor municipal informa que o trabalho se estenderá pelos próximos meses e dará inegável tranquilidade aos agricultores beneficiados. "Estamos muito satisfeitos em contribuir com esse homem do campo. É uma grande ajuda, apesar de dispendiosa para a nossa realidade".

Por isso, o programa conta com o auxílio do Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar - FEDAF, que financia 50% dos equipamentos adquiridos para a irrigação, enquanto o agricultor tem como contrapartida os outros 50%. O chefe do escritório da Ematerce de Cedro, José André, explica que as parcelas variam de acordo com o valor total do equipamento. "As parcelas poderão variar entre 800 e 1 mil reais", explica. "Serão beneficiados os produtores rurais dos distritos de São Miguel, Assunção, Santo Antônio, Candeias e Lagêdo".

Durante à visita, o secretário de Agricultura Municipal destacou a parceria com o Governo do Estado e, em particular, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). "A ajuda chegou na hora certa, o programa contribui para a melhoria alimentar do rebanho bovino através da produção de forragens irrigadas", declara Manoel Bezerra. O otimismo dos produtores rurais beneficiados é evidente, está estampado em seus semblantes.

Joãozinho de Titico justifica: a produção, de forma especializada, com a utilização de ferramentas de produção adaptadas e adequadas, faz com que os pequenos agricultores produzam mais e melhor. "A Ematerce irá auxiliar no desenvolvimento do programa em si. Isso é uma riqueza para todos nós", pontua o vice-prefeito.

PIMP
O Projeto de Irrigação na Minha Propriedade, executado pela Ematerce desde 2017, constitui-se em grande alternativa para a convivência com o semiárido. Configura-se como "uma mudança de paradigma para os conceitos de praticar agricultura irrigada, em regiões secas". Antes, construía-se um grande reservatório e, nas áreas adjacentes, implantava-se um perímetro irrigado. Hoje, irriga-se a propriedade, por meio de convênio.

Mais de 700 alunos participam da aplicação da prova da OBA

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica conta com avaliações realizadas em todo o Brasil

Cedro recebe Semana do MEI entre os dias 20 e 24 de maio

Evento presencial e noturno está com inscrições gratuitas e as vagas são limitadas