11-NOV-2019

Cedro reduz casos de dengue e Prefeitura apresenta novas ações com a proximidade das chuvas

#Saúde POR MACIEL 11 DE NOVEMBRO DE 2019

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVIG), Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEP), divulgou mais um boletim epidemiológico das arboviroses, na última segunda-feira (4), com o monitoramento dos casos de dengue, chikungunya e zika.

Os dados são relativos aos municípios pertencentes à 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, da qual Cedro faz parte, ao lado de Baixio, Icó, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Orós e Umari. No mesmo boletim, a informação de que Cedro apresenta apenas três casos notificados e confirmados de dengue (importados), sem registro de casos de zika e chikungunya.

O município vem realizando diversas estratégias para a redução de casos nos últimos anos, alcançando bons resultados. "Com a parceria da Universidade Federal do Ceará (UFC), somos o primeiro no Estado a utilizar o programa Aedes em Foco, plataforma de auxílio no combate ao mosquito", lembra do prefeito Dr. Nilson, que acrescenta: "Criamos as Brigadas Municipais, colocamos em prática ações de educação em saúde com o Programa Saúde da Escola, inauguramos o Comitê Municipal, qualificamos profissionais de saúde, estabelecemos parcerias com hospital, Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e emissoras de rádio".

Na última reunião do Comitê Municipal de Combate às Arboviroses, o secretário de Saúde Plácido Basílio contou que, no mês de outubro, a Prefeitura, por meio de processo licitatório, adquiriu as pastilhas Espinosade, que permitem maior controle dos focos de criadouros; elas serão utilizadas em bairros com maior infestação e resistência aos trabalhos educativos. "Nos mais controlados e acessíveis, utilizaremos os larvicidas doados pelo Governo do Estado. Por esse motivo estamos com índices satisfatórios", explica o titular da pasta de Saúde.

Outro dado levantado pelo boletim da SESA destaca que o município tem o menor Índice de Infestação Predial (IIP), atualmente em 0.46%. 99,80% das visitas domiciliares foram realizadas, fechando o mês com apenas 12% de incidência.

Para a Coordenadora de Vigilância em Saúde do Cedro, Marília Cortez, a redução das chuvas e as atividades educativas promovidas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) fizeram o número de casos diminuir. "Estamos atentos. Em breve teremos quadra chuvosa. Vamos redobrar a vigilância no quesito 'educar a nossa população' para a prevenção contra a infestação do Aedes aegypti", pontua Marília.

Outras ações

Mensalmente, a Prefeitura realiza atividades educativas em escolas, creches, comércio e onde mais houver necessidade. Além disso, a Brigada Municipal faz visitas domiciliares semanais com mutirão em bairros críticos. O Comitê Municipal promove ações em conjunto com as Unidades Básicas de Saúde, escolas e demais Secretarias Municipais.

A secretaria de Meio Ambiente realizará roda de conversa em bairros e escolas sobre como economizar água. Em conjunto com o Comitê Municipal, promoverá palestras sobre cuidados dentro de casa sobre a prevenção ao mosquito Aedes aeygpti. "É passo fundamental nesta luta, pois poderemos descobrir casos e adotar medidas emergenciais", pontua o secretário, Elleson Barbosa.