NOTÍCIAS

06-NOV-2019

Projeto coleta óleo de cozinha e reverte em doação para instituição de Cedro

Os pontos de coleta estão em farmácias, restaurantes, escolas e pousadas. Para maiores informações: (88) 9.9834-6733.

Por Maciel 06/11/2019 #controle

Foto: Marciel Bezerra

A parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cedro e a fábrica de Sabão Juá, de Juazeiro do Norte resultou na implantação de Ecopontos espalhados pela cidade a arrecadação de cozinha comestível e ser revertido ao Instituto Zuza Laureano, no Santo Antônio.

De acordo com o prefeito Dr. Nilson Diniz, a parceria entre o poder público e a iniciativa privada, quando bem estudada e planejada, sempre produz bons resultados. No caso em questão, será viabilizada com foco no respeito ao meio ambiente. "E isso é muito bom. Estamos felizes com a cooperação. Entendemos que a conscientização sobre o correto descarte do óleo de cozinha é necessária. E o melhor: ainda ajudamos o nosso ao próximo".

Cada litro de óleo arrecadado será revertido em dinheiro para o Instituto Zuza Laureno, localizado na zona rural, entidade de auxílio a crianças por meio de diversos projetos sociais.

Para o Coordenador do Projeto, Magérbio Veríssimo, a ação de preservação do meio ambiente vincula-se a uma ação solidária de forte repercussão social. "Todo óleo das residências e estabelecimentos comerciais será captado em três ecopontos. Uma vez no mês estaremos com uma equipe para fazer o recolhimento".

O Secretário de Meio Ambiente Elleson Barbosa explica que o trabalho de divulgação da parceria será reforçado nas escolas, bairros, comércios e principalmente entre os moradores, via rádio, internet e panfletagens. "A ação é por demais importante, pois ajuda o meio ambiente e serve de apoio ao Instituto Zuza Laureno, de amparo a projetos infantis".

Os pontos de coleta estão em farmácias, restaurantes, escolas e pousadas. Para maiores informações: (88) 9.9834-6733.

O Instituto Zuza Laureno
A entidade surgiu de um movimento da própria comunidade do Sítio Vaca Morta, no Distrito Santo Antônio - zona rural de Cedro. A falta de oportunidades na região levou um grupo de homens e mulheres a criar o Instituto, para atuação nas áreas da cultura, das artes circenses, da música, do esporte etc. O objetivo é ir além das apresentações artísticas e culturais, ou formar plateia, mas utilizar oficinas, laboratórios e espaços permanentes de ensino para a descoberta de talentos e capacitação de quem já tem dons, na medida em que se promover a ocupação de crianças e adolescentes.

Projetos
Na área de geração de renda, o Zuza Laureano oportuniza o aprendizado de habilidades no artesanato em crochê, fuxico, ponto cruz e transformação de recicláveis, com o projeto Tecendo a Cidadania. Nas artes, cultura e esportes, é fomentada a cultura da paz, contribuindo-se para a formação cidadã através dos projetos Violão em Bom Tom, Karatecas do Sertão, Jogada de Mestre (xadrez), Saúde no Ritmo (promoção à saúde), Sarau Literário e Cultural, Cineclube (filmes com debate). O Instituto ainda mantém uma biblioteca comunitária denominada Vó Nininha.


 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo UNICEF 2021-2024Selo TCE Ceará SustentávelSelo Nacional compromisso com a Alfabetização Ouro 2024