03-NOV-2019

I Feira da Agricultura Familiar no distrito de Candeias é realizada com sucesso

#FeiraAgriculturaFamiliar POR MACIEL 03 DE NOVEMBRO DE 2019

Foto: Marciel Bezerra

De modo cismático, a Prefeitura vem realizando esse tipo de evento na zona rural. O processo é contínuo e se vincula à implantação (e conclusão) de cursos de capacitação para os produtores rurais integrantes da agricultura familiar do município de Cedro. As feiras já aconteceram nos distritos de Vale do Machado, Santo Antônio, Lagêdo, Várzea da Conceição, São Miguel, Assunção e, por último, no distrito de Candeias, no domingo - dia 3 de novembro.

Prefeito Dr. Nilson Diniz esteve presente ao lado do vice Joãozinho de Titico, do secretário de Agricultura Manoel Bezerra, de vereadores. Falando a lideranças políticas e produtores rurais, ele reforçou o impacto das qualificações promovidas pela Prefeitura e parceiros e a mudança de vida em muitos habitantes da zona rural. "São diversas as possibilidades de qualificação da mão de obra, com aumento da produção e a consequente melhoria da renda familiar. Partindo desses cursos, a economia do município tem se fortalecido". E salienta a felicidade de desfrutar deste momento "mágico" de progresso:

- "Tive oportunidade de confraternizar com a gente amiga de Candeias, ouvindo cada pessoa. Almocei ao lado de amigos. Apertei a mão de todos os envolvidos neste contexto, essa gente querida beneficiada pelas ações da gestão municipal".

O vice Joãozinho de Titico informa que o distrito teve a participação de cerca de 50 expositores. "Foi um momento rico para os moradores. Tenho minhas origens nestas localidades e vi o quanto as reuniões foram positivas até a chegada deste dia de Feira", explica. O resultado da renda será apresentado ainda esta semana, após contabilizadas as vendas pelos expositores.

As feiras na zona rural têm a participação do Senac, Sebrae, Ematerce, Associações Comunitárias e das secretarias de Agricultura e do Trabalho e Assistência Social. Além delas, o município realiza mensalmente a Feira do Empreendedorismo e da Agricultura Familiar (FEAGRI) e a Feira de Produtos Orgânicos. Ainda neste mês de novembro, será realizada a VII Exposição de Ovinos e Caprinos de Cedro (EXPOCEDRO), de 26 de novembro a 1º de dezembro.

Para a secretária do Trabalho e Assistência Social Luciana Vieira, o momento é de colher frutos de um trabalho conjunto em busca de ideias inovadoras. "Ficamos felizes quando tomamos conhecimento que os cursos ofertados pela gestão municipal estão transformando vidas, garantindo oportunidades para as famílias e melhorando a economia local".

Fala, produtor!

"Eu participo de todas as edições, são excelentes iniciativas. O gestor municipal não esperou indústrias chegarem para fortalecer a economia, ele investiu nos produtores rurais", pontua José Taveira, vendedor de caipirinha e produtos naturais.

"É uma oportunidade muito boa, pois movimenta a economia e fortalece o microempreendedor, melhorando com isso a renda familiar", salienta Mayara Ferreira, vendedora de comidas típicas.

"Uma grande festa para todos os pais de famílias que estão se tornando barraqueiros, aproveitando essa ideia inovadora da gestão municipal. Estamos trabalhando e melhorando a nossa renda familiar", explica João Felipe, vendedor de carnes assadas.