01-NOV-2019

53 Agentes Comunitários de Saúde de Cedro recebem tablets para o combate diário ao Aedes aegypti

É uma vitória para nós e para a população, que se beneficia com prevenção e saúde por meio de ações educativas”, esclarece o vice-prefeito.

#Saúde POR MACIEL 01 DE NOVEMBRO DE 2019

Foto: Marciel Bezerra

Na manhã da última sexta-feira (1/11), em solenidade no Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (Senac), foram entregues os equipamentos eletrônicos aos ACS. Eles atuarão com o aplicativo "Aedes em foco" no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e Chikungunya.

Prefeito Dr. Nilson Diniz esteve no evento ao lado do vice Joãozinho de Titico, do secretário de Saúde Plácido Basílio. Participação de representantes da Universidade Federal do Ceará (UFC), entre eles o professor Henrique Pequeno, do coordenador Estadual do Comitê de Enfrentamento às Arboviroses e diretor da Educação Profissional da Escola de Saúde Pública, Caio Cavalcanti, da presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Cedro, Cícera Beserra, vereadores e demais profissionais de saúde.

O encontro contou ainda com as presenças do vice-prefeito de Orós, Matheus Batista, de secretários de Saúde da região Centro-Sul e Cariri. Na ocasião, em reunião específica, tratou-se da expansão do projeto para demais municípios circunvizinhos.

Em pronunciamento, o gestor cedrense enfatizou o momento histórico, e que os profissionais envolvidos já estão familiarizados com os novos aparelhos. "Os tablets fazem parte do kit de combate e controle das arboviroses, e permitirão maior agilidade na troca de informações entre os órgãos vinculados à saúde", destaca Dr. Nilson Diniz.

Cedro é referência no combate ao Aedes aegypti, e se destaca por ser o primeiro município do Estado a aderir ao projeto de prevenção ao vetor com resultados visíveis. O projeto "Aedes em Foco" é realizado em parceria com Universidade e os resultados têm sido positivos. Os Agentes de Combate a Endemias (ACE) já estão em campo com os tablets. "O foco principal é como agilizar as informações, diminuindo o uso do papel e gerindo os sistemas de onde os agentes estiverem. É uma prova de que a gestão está focada em localizar e resolver os problemas, seja em com casos de foco ou não", ensina o secretário de Saúde Plácido Basílio.

Para Joãozinho de Titico, as ações realizadas diariamente pelas secretarias municipais, órgãos de defesa e principalmente profissionais de saúde reforçam o cuidado da Prefeitura para não haja registro de casos das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. "Foi comprovada a redução de casos das doenças dengue, zika e chikungunya. É uma vitória para nós e para a população, que se beneficia com prevenção e saúde por meio de ações educativas", esclarece o vice-prefeito.

O professor Henrique Pequeno explica que a vinda de representantes da UFC ao município de Cedro faz parte do cronograma do projeto Aedes em Foco. Além do uso do aplicativo por parte dos profissionais de saúde, o foco da plataforma é também capacitar moradores, profissionais de imprensa, educadores e demais categorias. E que todos possam de fato enfrentar a problemática. "O projeto é bem amplo, ousado. O governador Camilo Santana encampou esta ideia e o prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, se prontificou em sediar no município o projeto-piloto", pontua o Professor.

O Coordenador Estadual do Comitê de Enfrentamento às Arboviroses e diretor da Educação Profissional da Escola de Saúde Pública reforça: o projeto Aedes em foco é uma iniciativa de professores da UFC. "Fomos à busca de soluções inovadoras para enfrentar às arboviroses e começamos essa construção. Logo surgiu a parceria com o Governo do Estado, no sentido de nos dar apoio. E vimos que os resultados junto ao município de Cedro poderiam ser melhores", revela Caio Cavalcante.

Após a entrega dos tablets, com o sistema já implantado, os profissionais de saúde vão a campo trabalhar por um período de teste. "O município de Cedro é pioneiro na mudança de dados, pois não tinham acesso à tecnologia. Com essa mudança, teremos resultados rápidos", pontua Cícera Beserra.