31-OUT-2019

Prefeitura de Cedro prepara cemitérios para receber visitantes no Dia de Finados

Os “bens públicos de uso especial” administrados pelo poder públicos já estão preparados para receber os visitantes neste Dia de Finados, 02 de novembro.

#Agenda POR MACIEL 31 DE OUTUBRO DE 2019

Foto: Marciel Bezerra

Os "bens públicos de uso especial" administrados pelo poder públicos já estão preparados para receber os visitantes neste Dia de Finados, 02 de novembro. São os cemitérios José Laureno de Oliveira (Zuza Laureno), no distrito de Santo Antônio, São João Batista e Leopoldo da Costa Moura (Liô), na sede. Estão sendo executados os serviços de capinação, limpeza e varrição, além de recuperação de passeios, feita a pintura dos meios-fios externos e melhoria na iluminação.

O prefeito Dr. Nilson Diniz ressalta que o objetivo é preparar esses ambientes da forma mais humanizada possível, e assim receber as pessoas que tradicionalmente ali se dirigem para lembrar de seus entes queridos. "É uma data que remete a saudade, a ausências tantas vezes não cicatrizadas; por isso o nosso total cuidado para que todos se sintam bem acolhidos".

A Secretaria de Infraestrutura trabalha para deixar os cemitérios mais limpos, confortáveis e garantir mais fluidez aos visitantes. "Estaremos dando apoio aos visitantes e familiares também com o auxílio do Demutran e da Guarda Municipal", destaca o secretário Marcus Pitombeira. Sobre os serviços internos, ele informa que se trata de um trabalho realizando diariamente. "Não é somente nesta data, porém, neste período, damos um reforço, inclusive no apoio à limpeza dos jazigos", reforça.

À Secretaria de Meio Ambiente e Recursos hídricos coube a tarefa de fazer a limpeza externa e das ruas que drão acesso aos cemitérios da zona urbana e rural. "Temos um cronograma a cumprir e ficaremos dando total assistência a todos, durante e depois do feriado", ressalta o secretário Ellesson Barbosa.

Horários de missas

A Igreja Imaculada Conceição (quase paróquia), no distrito de Várzea da Conceição, terá missa às 6 horas no cemitério local e às 18 horas na Igreja Matriz.

A Paróquia de São João Batista celebrará missas na sede e na zona rural neste Dia de Finados. A primeira missa ocorrerá no cemitério comunitário Liô Cândido da Costa, no bairro Prado, às 6 horas da manhã. Em seguida, às 8 horas, missa no distrito de Candeias; às 10 horas, no Santo Antônio; às 17 horas no distrito Vale São Miguel (Agrovila). O encerramento, às 19 horas, é no Cemitério São João Batista, na sede.

O Padre Ademar Alves convida a população a comparecer aos cemitérios, levar suas preces, acender uma vela pela pessoa querida que foi luz na vida de todos nós. "Será um dia especial de orações por todos aqueles que nos precederam na eternidade. É dia de oração pelos que fizeram o bem e escutaram a palavra de Deus. Reunidos em oração, rogamos ao Pai conceda-lhes a graça e o descanso eterno", pede Padre Ademar Alves