16-SET-2019

Vice Joãozinho de Titico participa de reunião do Comitê das Secas em Fortaleza

#Agenda POR MACIEL 16 DE SETEMBRO DE 2019
Na última segunda-feira (16/9), o vice Joãozinho de Titico, representando o prefeito Dr. Nilson Diniz, esteve na reunião estadual do Comitê Integrado de Convivência com a Seca, na sede do Corpo de Bombeiros. Na pauta, a situação do abastecimento do município, a adutora, a melhoria da estação de tratamento de água (ETA) e a construção de caixas elevatórias nos bairros. No encontro, representantes do Corpo de Bombeiros, CAGECE, Cogerh e outras instituições que compõe o grupo.

O prefeito Dr. Nilson Diniz detalha que as reuniões têm por objetivo apresentar medidas e reconhecer o esforço do Estado para amenizar a situação hídrica. "Na convivência com a seca, faz-se necessário colocar na ordem do dia as diversas demandas dos municípios. Especialmente no caso de Cedro, estamos enfrentando dificuldades, em algumas regiões, que necessitam de urgência na operação carro-pipa".

Joãozinho de Titico informa a luta de agora é pelo restabelecimento da operação carro-pipa. "Existem dificuldades nas rotas. Um novo encontro será agendado para tratar de uma solução, pois a responsabilidade é do Governo do Federal". O vice-prefeito destaca que o município vem atendendo com o suporte local necessário as comunidades atingidas. "Estamos trabalhando com apenas um carro-pipa. Vamos ficar atentos para um encaminhamento favorável, pois a situação de seca poderá se agravar, e as famílias precisam desta ação", finaliza.

Decreto da seca

O Diário Oficial da União publicou no dia 31 de julho a portaria nº 1.832, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, reconhecendo situação de emergência em decorrência da seca em 20 municípios cearenses. Cedro faz parte da lista, que levou em consideração o Decreto nº 32.896 do Governo do Estado do Ceará, de 26 de junho de 2019.

A publicação do decreto permitirá que Cedro solicite apoio do Governo Federal para as ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais à população atingida.