16-SET-2019

Prefeitura de Cedro auxilia no combate a incêndios no município

Equipes da Administração dão suporte ao trabalho do Corpo de Bombeiros de Iguatu no atendimento acasos de incêndios nos distritos de Santo Antônio, Várzea da Conceição e Lagêdo.

#Agenda POR MACIEL 16 DE SETEMBRO DE 2019
A Coordenação da Defesa Civil e as Secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e de Infraestrutura de Cedro estão atuando em conjunto, desde o início das ocorrências, disponibilizando todo aparato necessário para conter os focos de fogo. São utilizados brigadistas, máquinas, carro-pipa e logística para possibilitar o trabalho dos bombeiros da vizinha cidade, em auxílio ao que já fazem os moradores.

O Prefeito Dr. Nilson Diniz vem mantendo contato com autoridades estaduais a fim de encontrar soluções para este grave problema que aflige as comunidades atingidas. "Estamos acompanhando de perto e dando o suporte necessário. Após a eliminação dos focos, verificamos os estragos e buscamos soluções".

Danos causados
No Santo Antônio, focos de fogo já estão no sétimo dia, tendo iniciado na comunidade de Telha, passando por Morada Nova e chegando à sede do distrito. Em Várzea da Conceição, os estragos com a perca dos capins estão sendo contabilizados. "Os incêndios estão preocupando cada vez mais. Estamos orientando os moradores quanto aos cuidados com animais. Quase tivemos tragédia com fogos próximos às residências", informa o Secretário de Meio Ambiente Ellesson Barbosa.

Altas temperaturas favorecem
Para agilizar à chegada das equipes do Corpo de Bombeiros aos locais onde foram detectadas chamas, a Secretaria de Infraestrutura parte do maquinário para colaborar com a abertura de estradas. 3 km foram realizados para minimizar os impactos, e que o fogo não atingisse outras propriedades. "Estamos tendo muito trabalho, mas estamos dando todo o suporte necessário. A situação pode se agravar devido a temperatura, chegando aos 37ºC no município", alerta o Secretário de Infraestrutura, Marcus Pitombeira.

Prefeitura atenta
Um carro-pipa também tem atendido às comunidades atingidas com focos de incêndio. Em algumas áreas, moradores temiam que as cisternas de polietileno fossem queimadas. "Estamos ao lado dos moradores. O combate aos incêndios, onde quer que seja, terá sempre o apoio da Prefeitura de Cedro", pontua a Coordenadora da Defesa Civil, Rochélia da Silva.

Ocorrências na região
No período de 1° de setembro às as 19h de 16 de setembro deste ano, o 4° Batalhão de Bombeiros Militar, sediado em Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará, registrou 59 ocorrências de fogo em vegetação. Da segunda-feira, dia 9 de setembro, até ontem, 16/9, foram 32 ocorrências. Até o fechamento desta matéria, Cedro contabilizava 07 ocorrências.