NOTÍCIAS

13-ABR-2018

Grupo de WhatsApp realiza contagem de volume de chuvas em Cedro

#Chuvas 13 DE ABRIL DE 2018
A alegria do nordestino é ver a chuva na janela e ouvir o barulho da água nas telhas, em Cedro, a medição do volume de chuvas ganhou importante aliado. Um grupo de WhatsApp está conectando as comunidades cedrenses. Para participar do grupo é necessário possuir um pluviômetro caseiro com capacidade de 130mm e repassar informações com vídeos e fotos.



O grupo, coordenado pelo radialista Marciel Bezerra, leva diariamente informações para moradores por meio do facebook e programa de rádio local. "Estamos na era da tecnologia, a agilidade é fundamental para receber demandas de localidades que estão enfrentando alguma dificuldade neste período de chuvas", reforça Dr. Nilson Diniz. Um dos provedores de internet local informou que atende, na zona rural, cerca de 600 clientes espalhados pelos sete distritos.



As informações começam a chegar durante a madrugada. A moradora Sandra Batista participa do grupo para dividir com os demais membros a alegria de um bom inverno. "É muito importante estar em contato com as comunidades, compartilhando nossa alegria, vivenciamos uma seca severa que assola nosso nordeste, especialmente nosso município", ressalta a moradora.



Os moradores realizam mensalmente a soma da quantidade de chuvas nas localidades, como é o caso de Maurício Bezerra, na comunidade de Caiana, ao longo dos meses de Janeiro (232mm), fevereiro (269mm), março (231mm), e o mês de abril até sexta-feira (13/4), choveu (319mm), totalizando 1.051mm.



Além das informações sobre chuvas, também são repassadas informações sobre o nível do Açude Ubaldinho, que abastece o município por meio de adutora, previsão do tempo, direção do vento e dicas de segurança em dias de raios. Em breve, será promovido encontro para celebrar a ação no município, com palestras e apoio da Ematerce local, Secretaria de Agricultura, Infraestrutura e demais parceiros.



Últimas chuvas

Entre quinta (12) e sexta-feira (13) foram registradas chuvas nas comunidades de Recanto do Odilon (115.0mm), Riacho Seco (110.0mm), Zé Raimundo (108.0mm), Cachoeira dos Marques (108.0mm), Mucururé (102.0mm), Saco da telha (100.0mm), Lagêdo (90.0mm), Vila Operária (88.0mm), Candeias (81.0mm), Prado (80.0mm), Marreca (77,5mm), Curral de Várzea (75.0mm), Pitombeira (75.0mm), Manoel Alexandre I (70.0mm), Vaca morta (70.0mm), Assunção (70.0mm), Caiana (70.0mm), Cajuí (68.0mm), Agrovila (67.0mm), Cachoeira dos Nunes (64.0mm), Santo Antônio (60.0mm), Prado (59.0mm), Pega Avoante (90.0mm), Várzea da Conceição (56.0mm), Ematerce (52.0mm), Balancinho (50.0mm), São Vicente (50.0mm), Manoel Alexandre II (50.0mm) e Sítio Pica (45.0mm).



Açudes

Na manhã desta sexta (13) o Açude Velho (Cedro), São Vicente (Distrito Assunção), Recanto do Odilon (Santo Antônio), Açude comunitário (Assunção), Saco da Telha (Santo Antônio) e Açude na comunidade de Marrecas registraram sangria. Os membros do grupo informaram que os açudes das comunidades de Morada Nova e Caiana deverão sangrar nas próximas horas.



Nível do açude Ubaldinho

O açude Ubaldinho, monitorado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (COGERH), que abastece o município de Cedro, está com 30,31 % de sua capacidade, o que corresponde 9,64 hm³. A sede do município e algumas das comunidades rurais estão sendo abastecidas por meio de adutora.


Informações: (88) 9.9901 - 3426

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 2 dia(s)

Base CPRaio de Cedro será no antigo Hotel Municipal

A interiorização do Raio ocorre de forma conjunta à expansão do Sistema de Videomonitoramento, que permite uma atuação especializada de combate à criminalidade

#Agenda Há 2 dia(s)

Experiências de Cedro são apresentadas na Mostra "Ceará, aqui tem SUS"

Projetos Mais Saúde Perto do Coração, Uso do Aplicativo “Aedes em Foco” e Núcleo Municipal de Educação Permanente são destaques no estado

#Agenda Há 3 dia(s)

Secretaria de Infraestrutura atua em locais danificados pelas fortes chuvas, levando apoio e serviços

Diversas equipes e equipamentos foram disponibilizados para atender as comunidades

#Agenda Há 3 dia(s)

Prefeitura de Cedro lança amanhã Campanha contra a Febre Aftosa, por um rebanho livre da doença

Lançamento, nesta quarta-feira, dia 17 de abril, às 8 horas, acontece na fazenda Exu, no distrito Vale do Machado

#Agenda Há 4 dia(s)

Conviventes do CRAS I e II participam do projeto "Caminhos Digitais"

Programa pretende realizar a inclusão digital de idosos, além de fomentar a prática de atividades físicas

#Agenda Há 4 dia(s)

Açude Ubaldinho atinge 100% de sua capacidade

Reservatório tem capacidade de armazenagem equivalente a mais de 42 milhões de m³ de água, e está sangrando desde o dia 14 de abril

#Agenda Há 4 dia(s)

Fase municipal dos Jogos Escolares do Ceará 2024: inscrições abertas para modalidades individuais

São 14 modalidades disponibilizadas para estudantes das redes municipal, estadual e federal. Modalidades coletivas começaram semana passada, com destaque para o futsal masculino

#Agenda Há 6 dia(s)

Ceará Credi Mulher realiza oficina para empreendedoras do município de Cedro

Ação teve o objetivo de orientar as mulheres interessadas em empreender a terem acesso ao crédito

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito