A dengue não escolhe endereço, rotina ou estação para entrar na vida das famílias. Por isso, a prevenção começa antes que a doença apareça e depende de uma rede de cuidados que envolve poder público, profissionais de saúde e comunidade. Em Cedro, essa mobilização ganha uma data especial: no dia 25 de agosto, a Prefeitura realiza o Dia D de Vacinação contra a Dengue, criando um momento dedicado à proteção de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.A ação será realizada a partir das 8h, no PSF do Centro, pela Secretaria Municipal de Saúde. A proposta é ampliar a proteção desse público e reforçar, junto às famílias, a importância de manter os cuidados de prevenção contra a doença.O prefeito Nilson Diniz destaca que a participação dos pais e responsáveis é fundamental para que a mobilização alcance o maior número possível de crianças e adolescentes dentro do público definido. "A vacinação é uma das formas mais importantes de prevenção. Estamos mobilizando nossa equipe de Saúde para garantir que nossas crianças e adolescentes tenham acesso à vacina contra a dengue. Faço um convite especial aos pais e responsáveis: levem seus filhos ao PSF do Centro no Dia D. Cuidar da saúde das nossas crianças é cuidar do futuro de Cedro."Para receber a vacina, os pais ou responsáveis devem apresentar documento de identificação, cartão de vacinação e cartão do SUS.Proteção começa com informaçãoA coordenadora da Imunização, Ana Ricária, reforça o convite e orienta os adolescentes e suas famílias sobre a data da mobilização. "Dia 25 de agosto, teremos o Dia D de vacinação contra a dengue. Se você tem de 10 a 14 anos, compareça ao PSF do Centro para se proteger contra o vírus da dengue. Não perca essa oportunidade. Estamos esperando por você."A vacinação integra as estratégias de prevenção adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde. A mobilização também reforça a importância de manter os cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor, como eliminar recipientes que possam acumular água.Dia de cuidar e protegerO Dia D pretende transformar uma manhã de vacinação em um movimento coletivo de cuidado. Para as famílias, é uma oportunidade de colocar a proteção dos filhos em dia; para as equipes de Saúde, um momento de ampliar o alcance da prevenção.ServiçoData: 25 de agostoHorário: a partir das 8hLocal: PSF do CentroPúblico-alvo: crianças e adolescentes de 10 a 14 anosDocumentos: documento de identificação, cartão de vacinação e cartão do SUS
A dengue não escolhe endereço, rotina ou estação para entrar na vida das famílias. Por isso, a prevenção começa antes que a doença apareça e depende de uma rede de cuidados que envolve poder público, profissionais de saúde e comunidade. Em Cedro, essa mobilização ganha uma data especial: no dia 25 de agosto, a Prefeitura realiza o Dia D de Vacinação contra a Dengue, criando um momento dedicado à proteção de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
A ação será realizada a partir das 8h, no PSF do Centro, pela Secretaria Municipal de Saúde. A proposta é ampliar a proteção desse público e reforçar, junto às famílias, a importância de manter os cuidados de prevenção contra a doença.
O prefeito Nilson Diniz destaca que a participação dos pais e responsáveis é fundamental para que a mobilização alcance o maior número possível de crianças e adolescentes dentro do público definido. "A vacinação é uma das formas mais importantes de prevenção. Estamos mobilizando nossa equipe de Saúde para garantir que nossas crianças e adolescentes tenham acesso à vacina contra a dengue. Faço um convite especial aos pais e responsáveis: levem seus filhos ao PSF do Centro no Dia D. Cuidar da saúde das nossas crianças é cuidar do futuro de Cedro."
Para receber a vacina, os pais ou responsáveis devem apresentar documento de identificação, cartão de vacinação e cartão do SUS.
Proteção começa com informação
A coordenadora da Imunização, Ana Ricária, reforça o convite e orienta os adolescentes e suas famílias sobre a data da mobilização. "Dia 25 de agosto, teremos o Dia D de vacinação contra a dengue. Se você tem de 10 a 14 anos, compareça ao PSF do Centro para se proteger contra o vírus da dengue. Não perca essa oportunidade. Estamos esperando por você."
A vacinação integra as estratégias de prevenção adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde. A mobilização também reforça a importância de manter os cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor, como eliminar recipientes que possam acumular água.
Dia de cuidar e proteger
O Dia D pretende transformar uma manhã de vacinação em um movimento coletivo de cuidado. Para as famílias, é uma oportunidade de colocar a proteção dos filhos em dia; para as equipes de Saúde, um momento de ampliar o alcance da prevenção.
Serviço
Data: 25 de agosto
Horário: a partir das 8h
Local: PSF do Centro
Público-alvo: crianças e adolescentes de 10 a 14 anos
Documentos: documento de identificação, cartão de vacinação e cartão do SUS