O município de Cedro foi selecionado para o Mapa de Experiências do Edital nº 2/2025, tornando-se destaque nacional com a experiência educacional "Entre Aulas: Uma Visão Plena das Escolas em Tempo Integral de Cedro-CE". A iniciativa é promovida em nível nacional e visa a identificar práticas inovadoras implantadas por redes municipais de ensino em todo o Brasil. A experiência cedrense evidenciou os avanços e os impactos do modelo de ensino em tempo integral adotado no município, que busca o desenvolvimento pleno dos estudantes, incentivando o protagonismo juvenil, a formação cidadã e a integração com outras áreas como cultura, saúde, assistência social e esporte.O prefeito Dr. Nilson Diniz celebrou a conquista e destacou a importância do planejamento estratégico e do compromisso da gestão com a educação. "Cedro vem colhendo frutos de uma educação transformadora, construída com diálogo, escuta e investimento. Essa conquista reforça o quanto acreditamos na força da escola como agente de mudança social. Parabéns a toda a equipe da Educação e, principalmente, aos nossos estudantes", afirmou.A secretária municipal de Educação, Ana Nilma, também comemorou o reconhecimento e explicou como funciona o projeto. "O programa Entre Aulas surgiu a partir da escuta dos alunos e professores das escolas em tempo integral. No intervalo entre o turno da manhã e o da tarde, de meio-dia às 13h, percebemos que os alunos estavam muito ansiosos. Criamos então uma programação de atividades extra-classe, como oficinas culturais, esportivas, rodas de conversa e ações ligadas ao bem-estar, sempre com intencionalidade pedagógica," explicou.Segundo ela, o sucesso da iniciativa se deu graças ao envolvimento de diversas secretarias, como a de Cultura, Saúde, Esporte e Assistência Social, com destaque para a iniciativa levada pela coordenadora pedagógica Rose Clementino. Nilma cita ainda a confiança das famílias e o protagonismo dos estudantes. "Essa conquista é coletiva. Mostra que quando diferentes áreas trabalham juntas e acreditam no poder transformador da educação, os resultados são visíveis. Cedro, mais uma vez, mostra a sua força, criatividade e compromisso com uma educação pública de qualidade," finalizou Ana Nilma.Com o reconhecimento nacional, Cedro se consolida como referência em políticas públicas educacionais voltadas para a formação integral dos alunos.
O município de Cedro foi selecionado para o Mapa de Experiências do Edital nº 2/2025, tornando-se destaque nacional com a experiência educacional "Entre Aulas: Uma Visão Plena das Escolas em Tempo Integral de Cedro-CE". A iniciativa é promovida em nível nacional e visa a identificar práticas inovadoras implantadas por redes municipais de ensino em todo o Brasil.
A experiência cedrense evidenciou os avanços e os impactos do modelo de ensino em tempo integral adotado no município, que busca o desenvolvimento pleno dos estudantes, incentivando o protagonismo juvenil, a formação cidadã e a integração com outras áreas como cultura, saúde, assistência social e esporte.
O prefeito Dr. Nilson Diniz celebrou a conquista e destacou a importância do planejamento estratégico e do compromisso da gestão com a educação. "Cedro vem colhendo frutos de uma educação transformadora, construída com diálogo, escuta e investimento. Essa conquista reforça o quanto acreditamos na força da escola como agente de mudança social. Parabéns a toda a equipe da Educação e, principalmente, aos nossos estudantes", afirmou.
A secretária municipal de Educação, Ana Nilma, também comemorou o reconhecimento e explicou como funciona o projeto. "O programa Entre Aulas surgiu a partir da escuta dos alunos e professores das escolas em tempo integral. No intervalo entre o turno da manhã e o da tarde, de meio-dia às 13h, percebemos que os alunos estavam muito ansiosos. Criamos então uma programação de atividades extra-classe, como oficinas culturais, esportivas, rodas de conversa e ações ligadas ao bem-estar, sempre com intencionalidade pedagógica," explicou.
Segundo ela, o sucesso da iniciativa se deu graças ao envolvimento de diversas secretarias, como a de Cultura, Saúde, Esporte e Assistência Social, com destaque para a iniciativa levada pela coordenadora pedagógica Rose Clementino. Nilma cita ainda a confiança das famílias e o protagonismo dos estudantes. "Essa conquista é coletiva. Mostra que quando diferentes áreas trabalham juntas e acreditam no poder transformador da educação, os resultados são visíveis. Cedro, mais uma vez, mostra a sua força, criatividade e compromisso com uma educação pública de qualidade," finalizou Ana Nilma.
Com o reconhecimento nacional, Cedro se consolida como referência em políticas públicas educacionais voltadas para a formação integral dos alunos.