Ela se chama Layla dos Santos Ferreira, é aluna do 8º ano da EEF Celso Alves de Araújo e foi a primeira colocada na categoria Poesia do Prêmio PETECA deste ano
Foto: Marciel Bezerra
Em mais uma edição de sucesso, o prêmio PETECA selecionou e premiou os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos(as) alunos(as) dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental das escolas públicas do estado, participantes do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Rede Peteca) e do Projeto Segurança e Saúde nas Escolas, do Governo do Ceará.
Lúcia Barros, coordenadora do PETECA em Cedro, comemora a conquista, afirmando que a educação do município está muito bem representada. "Nossa cidade foi campeã 2023 na categoria Poesia. Entre as cinco melhores do estado do Ceará, Layla ficou na primeira colocação. Pela primeira vez, em 15 anos, desde quando o Programa foi instalado no estado, Cedro sagra-se campeão".
Lúcia avisa que no dia 17 de novembro, Layla estará indo a Fortaleza receber a premiação. Com ela irão a coordenadora do Peteca de Cedro, a diretora Edivânia da Escola Celso, a professora Vitória e também a secretária Regina. "Além de oito escolas Nota 10, temos agora a primeira colocação no PETECA, é a educação de Cedro que mostra a sua qualidade, com alunos, professores, gestores e famílias de mãos dadas para não deixar a peteca cair. Parabéns a todos nós!"
O prêmio é uma forma de expressar o esforço da gestão municipal ao acreditar no potencial dos estudantes nas diversas manifestações culturais. A estudante Layla dos Santos Ferreira abordou na sua poesia o tema "Segurança na escola". Confira o poema.
Segurança na escola
É algo fundamental
Para que os alunos possam
Se livrar de todo mal
A família e a escola
Devem manter a parceria
Pra romper a violência
E devolver alegria
Que na escola existia.
Gestores e professores
Devem se mobilizar
Adotando estratégias
Para a paz perpetuar
No espaço escolar.
As práticas de violência
Precisam ser combatidas
Para que a segurança
Seja sempre exercida.
Segurança e educação
Precisam de atenção
Por parte dos governantes
Que conduzem essa nação.