Multas serão aplicadas conforme o Código de Trânsito Brasileiro e lavradas no Detran pelos agentes do Demutran, GCM e PM
Foto: MArciel Bezerra
Orientar, educar e, se necessário, multar. Estas ações são fundamentais para salvar vidas no trânsito e ordenar o crescimento da cidade. Por isso, a Prefeitura de Cedro, seguindo recomendação do Ministério Público do Ceará, iniciou na segunda-feira (23/10) as fiscalizações com multas que serão geradas em Cedro pelos agentes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), em conjunto com a Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar do Ceará (PM) para serem lavradas no Detran, conforme determina a legislação.
As multas serão geradas para os casos em que forem verificadas infrações de trânsito relacionadas aos temas e campanhas realizadas pelo Demutran, de forma educativa, durante o período de preparação e incluem o uso do capacete, para condutor e passageiro; menores de idade dirigindo ou pilotando, que serão conduzidos à delegacia porque se trata de um crime; estacionamento no centro da cidade nas vagas destinadas a carga e descarga e outras ações já trabalhadas.
A coordenadora do Departamento Municipal de Trânsito de Cedro (Demutran), Hyldayane Diniz, faz um balanço das primeiras ações. "Iniciamos, essa semana, fiscalizações mais intensivas. Ao longo de doze meses, trabalhamos de forma educativa, explicando o processo de municipalização da cidade, com palestras nas escolas e agora temos acesso ao sistema do DETRAN, que libera as multas. Na noite da segunda-feira (23/10) foi realizada blitz, com abordagens e que resultou em duas motos apreendidas, sendo uma delas pilotada por menor de idade. Reforço que o trabalho de fiscalização e organização do órgão tem o objetivo de evitar acidentes e salvar vidas, buscando um trânsito mais seguro".
Hyldayane Diniz ainda ressalta outros temas, como valor das multas, escapamento adulterado e pilotagem de menores de idade. "Reforço que o valor das multas é determinado pelo Código de Trânsito Brasileiro, um valor nacional, e a multa será encaminhada para o DETRAN, com o mesmo valor de uma multa de Iguatu, Fortaleza, Rio de Janeiro ou São Paulo. Também é exigência do Código de Trânsito a apreensão dos canos de moto adulterados - em breve teremos uma ação para a destruição dos vários que já foram apreendidos. Lembro novamente aos pais e mães que menores de idade não podem pilotar moto ou dirigir carro, conto com a ajuda de vocês para evitar esta situação".