NOTÍCIAS

06-SET-2023

Escolas e creches municipais realizam atividades preparatórias ao 7 de Setembro, seu significado e importância

Creches e escolas da rede municipal de ensino estão envolvidas em uma série de atividades que celebram o Dia da Independência do Brasil.

#Agenda 06 DE SETEMBRO DE 2023

Ações mostram a importância de cultivar o amor e o respeito à pátria. No dia 7/9, às 7 da manhã, haverá hasteamento das bandeiras no Paço Municipal e, em seguida, o desfile cívico na rua Senador João Tomé. 

 

No CEI Maria Marilene Alves Diniz 

As professoras Adalgiza Gomes e Cássia Silva destacam as atividades desenvolvidas no Centro de Educação Infantil em que trabalham. "Essa semana ressaltamos um dos marcos da história do Brasil que é o 7 de Setembro. A ideia é buscar a determinação e a autonomia das crianças, de forma lúdica, bem como a identidade e a valorização da nossa pátria, através de músicas e dinâmicas, do estudo das cores da bandeira, do Hino Nacional, entre outros. São pequenas mãos com grandes responsabilidades para o futuro", destacou Adalgiza. "Nosso Brasil precisa de mudança, mudanças que eu sei que a Escola Maria Marilene procura promover. Mudança de bons cidadãos, cidadãos que tragam um futuro melhor para o país", ensinou.

 

Cássia Silva acrescenta que as ações da escola voltadas ao 7 de Setembro têm foco maior no aluno. "Na salinha do infantil trabalhamos a postura, o comportamento em público, com as atenções voltadas aos Hinos do Brasil e da Independência, além doutras músicas relacionadas à temática. Estudamos as cores da bandeira e a sua importância, os símbolos nacionais. Educação infantil é sempre associada ao lúdico, para que as crianças aprendam de forma prazerosa. Convido a comunidade cedrense a participar do nosso desfile de 7 de Setembro, em nome da nossa diretora Cecília Viana e da coordenadora Claudete". 

 

No CEI Rosalina Otaviano Dias  

A professora Verônica Leandro destaca as atividades focadas nos símbolos nacionais. "O projeto Brasil Minha Pátria, aqui da CEI Rosalina Otaviano Dias, objetiva incentivar e inspirar o sentimento de patriotismo, promover a inserção das crianças nos símbolos representativos nacionais, explicando a importância e o significado de cada um, além de fortalecer a percepção da data no contexto histórico e social do Brasil. Iniciamos as ações em 1º de setembro, com reproduções do Hino Nacional brasileiro; convidamos a fanfarra do colégio São João Batista para abrilhantar esse momento. E perguntamos às crianças o que significa amar o seu país, o que faz o Brasil ser especial para elas". 

 

Verônica disse ainda que 7 de Setembro está sendo trabalhado de forma sucinta, dinâmica e lúdica através de livros 3D. "Exploramos a bandeira do Brasil, o que representam suas cores e quais os seus significados; assim como a bandeira tem diversas cores, nosso país é formado por uma mistura de cultura e de povos. Abordamos o ecossistema da Amazônia, destacando sua importância para o equilíbrio climático do planeta, a diversidade de sua fauna, flora e extensão territorial – é o nosso maior tesouro. Também destacamos a figura de Dom Pedro, que declarou a liberdade do nosso país" 

 

Demais escolas 

Outros estabelecimentos estão realizando atividades pedagógicas, a exemplo de rodas de conversas, pintura e confecção de bandeira, além de textos, poemas, músicas, recortes, colagens e murais de exposições, todos relacionados à data.  


 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 2 dia(s)

Secretaria de Esporte entrega alimentos doados na III Corrida e Caminhada de São João Batista

Alimentos serão destinados às famílias mais necessitadas da comunidade paroquial

#Agenda Há 3 dia(s)

Cedro realiza Roda de Conversa sobre Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

A ação, realizada em parceria com o Sesc-Iguatu, faz parte da campanha Junho Violeta

#Agenda Há 3 dia(s)

Prefeitura alerta sobre a importância da vacinação

Cadernetas das crianças e adolescentes devem estar atualizadas, com todas as vacinas em dia

#Agenda Há 3 dia(s)

Prefeitura divulga relação dos novos beneficiários do Programa Bolsa Família

17 famílias foram incluídas pelo Governo Federal no município de Cedro

#Agenda Há 5 dia(s)

III Corrida e Caminhada de São João Batista reúne moradores e visitantes em clima de união e confraternização

Ao todo, foram 200 inscritos para o evento que tomou conta das ruas de Cedro

#Agenda Há 8 dia(s)

Cedro recebe avaliação de desempenho do Programa Criança Feliz, com muitas orientações

Ação no município é executada pela Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social

#Agenda Há 9 dia(s)

Prefeitura disponibiliza transporte gratuito para estudantes que farão vestibular da Urca

As provas serão aplicadas nos dias 15 e 16 de junho, em Iguatu

#Agenda Há 9 dia(s)

Festa de São João Batista começa nesta sexta-feira (14) em Cedro

A programação completa você encontra no final desta matéria e os detalhes nas redes sociais da Paróquia São João Batista

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito