NOTÍCIAS

11-MAI-2023

Cedro sedia encontro de capacitação do Sistema Integrado de Saneamento Rural

Órgão atua em parceria com o poder público para levar água tratada e de qualidade para as comunidades

#Agenda 11 DE MAIO DE 2023

Levar conhecimento para melhorar a vida da população cearense é uma das atribuições do Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR). Como parte das ações nesse sentido, foi promovido na quinta-feira (11/05) encontro de capacitação para presidentes de associações e operadores de abastecimentos de água. O encontro reuniu representantes de Cedro, Lavras da Mangabeira, Aurora, Granjeiro e Baixio. O objetivo foi apresentar tecnologias e informações para capacitar as ações em campo junto às comunidades rurais.

Representando o prefeito Joãozinho de Titico, a vice-prefeita Ana Nilma falou sobre a importante parceria com o SISAR. "Nosso município investe muito nesta parceria, visando à melhor qualidade de vida das nossas famílias. Hoje, os presidentes de associações têm essa grande oportunidade de adquirir mais conhecimento por meio do treinamento que aproxima operadores e gestores. Sabemos da importância da água tratada. Gratidão ao amigo Celso de Bia, por essa exitosa parceria conosco e com o povo de Cedro".

O presidente do SISAR, Celso de Bia, falou sobre o evento e as parcerias. "Pela primeira vez, o SISAR está treinando presidentes e operadores no mesmo recinto, com material pedagógico bem trabalhado que contém a teoria e a prática de como tratar a água para termos acesso à água de qualidade. Cedro é referência porque a gestão municipal sempre é solícita e parceira nas demandas, assim como os órgãos governamentais Cagece, Cogerh, SEMA e SDA, que são parceiros no abastecimento da água rural". 

Celso de Bia pontuou sobre a atuação do SISAR em parceria com o município. "Em Cedro temos um convênio com muitas obras, faltando apenas a comunidade de Lages, na Várzea da Conceição. Além disso, já conversei com o prefeito Joãozinho para que possamos dar um salto de qualidade e de quantidade também para o distrito de Candeias. Temos uma demanda deste distrito e temos o compromisso firmado para atender as comunidades com sistemas de abastecimento da água rural".

Com a palavra, as associações beneficiadas

"Somos filiados desde 2012, antes tínhamos outro sistema, mas o substituímos pelo do SISAR, que nos deu sustentabilidade e apoio com a água tratada. Hoje recebemos essa importantíssima capacitação para fortalecer o conhecimento dos presidentes e dos operadores, fortalecendo o sistema." - Antônio de Souza - presidente de Associação Comunitária no distrito Vale do São Miguel,

"Eu gosto de acompanhar as reuniões do SISAR, seja aqui ou em outra cidade como o Juazeiro. Eu sempre vou para me manter informado. O que está sendo passado hoje é aquilo que eu já atuo como operador e como presidente. Mas é sempre bom participar de treinamentos porque sempre aparecem coisas novas para aprender, por isso não quero perder nenhum detalhe e ficar bem informado."  Raimundo Duarte - presidente da Associação Comunitária da Morada Nova. 

 

O que é SISAR?

O Sisar nasceu em 1996, em Sobral. Seu crescimento e atuação tornaram-se tão importantes para o estado, que a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) criou a Gerência de Saneamento Rural (Gesar), em 1999, para lidar com as pautas do sistema e demais assuntos relacionados com o saneamento básico na zona rural. O SISAR também foi um dos principais vetores de implementação do Projeto São José no interior do estado; seu sucesso fez com que, a partir de 2001, o modelo de gestão passasse a ser replicado em outras regiões do Ceará.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Segurança Há 1 dia(s)

Secretário de Segurança Pública de Cedro se reúne com Comandante do 10° BPM – Iguatu

Encontro busca ampliar ações policiais no município, oferecendo mais segurança à população

#Agenda Há 3 dia(s)

Prefeitura intensifica ações para vacinação do rebanho bovino e bubalino contra febre aftosa

Ausência de vacinação impede comercialização de rebanho para outros estados da federação

#Agenda Há 3 dia(s)

Base CPRaio de Cedro será no antigo Hotel Municipal

A interiorização do Raio ocorre de forma conjunta à expansão do Sistema de Videomonitoramento, que permite uma atuação especializada de combate à criminalidade

#Agenda Há 3 dia(s)

Experiências de Cedro são apresentadas na Mostra "Ceará, aqui tem SUS"

Projetos Mais Saúde Perto do Coração, Uso do Aplicativo “Aedes em Foco” e Núcleo Municipal de Educação Permanente são destaques no estado

#Agenda Há 4 dia(s)

Secretaria de Infraestrutura atua em locais danificados pelas fortes chuvas, levando apoio e serviços

Diversas equipes e equipamentos foram disponibilizados para atender as comunidades

#Agenda Há 4 dia(s)

Prefeitura de Cedro lança amanhã Campanha contra a Febre Aftosa, por um rebanho livre da doença

Lançamento, nesta quarta-feira, dia 17 de abril, às 8 horas, acontece na fazenda Exu, no distrito Vale do Machado

#Agenda Há 5 dia(s)

Iniciada entrega do Vale Gás Social em Cedro

Beneficiários que não resgataram os tíquetes devem verificar seu nome na lista e comparecer a Secretaria de Assistência Social

#Agenda Há 5 dia(s)

Conviventes do CRAS I e II participam do projeto "Caminhos Digitais"

Programa pretende realizar a inclusão digital de idosos, além de fomentar a prática de atividades físicas

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito