NOTÍCIAS

10-MAI-2023

Alunos da Escola Gabriel Diniz realizam lançamento de foguetes

Os artefatos foram produzidos, após aulas teóricas, com canudinhos e cano PVC

#Agenda POR MACIEL BEZERRA 10 DE MAIO DE 2023

Foto: Marciel Bezerra

Levar conhecimento científico e despertar nos nossos jovens o amor pela ciência e pelo estudo. Com esta nobre missão, alunos e professores da Escola Gabriel Diniz toparam o desafio de participar da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Os estudantes que alcançarem índices classificatórios vão participar também da 17ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

Para o desafio, os estudantes do 9º ano da Escola Municipal Gabriel Diniz, lançaram na terça-feira (09/05), foguetes montados a partir de conceitos aprendidos nas aulas de física e química. Ao todo, cinco foguetes foram montados e lançados com toda preparação e segurança. Destes, quatro lançamentos lograram êxito e o que alcançou maior distância atingiu 44 metros.

A distância percorrida pelos foguetes será medida por trena analógica durante a OBA; os dados serão inseridos no site da MOBFOG, que irá avaliar as equipes vencedoras, concedendo medalhas de ouro, prata e bronze até o dia 30 de junho.

A professora de Ciências Manoelina Neydja falou sobre essa primeira experiência com foguetes em Cedro. "É o terceiro ano que trabalhamos de forma mais intensiva a OBA, mas esse é o primeiro ano em que lançamos foguetes. Tudo foi preparado com muito cuidado, os alunos assistiram a vídeos de como fazê-los, lançar, proteger-se, utilizando jalecos e óculos. Um grande dia no Campo de Aviação com o lançamento de cinco foguetes, quatro deles exitosos. Agora, aguardamos a prova da OBA no dia 19 de maio".

Foguete não da ré!

"Foi uma experiência riquíssima, porque após a aula teórica, tivemos a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos aprendidos que vão ajudar na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)." - Yan Nazareth, 9º ano A.

"É muito gratificante participar de um projeto que promove conhecimentos de forma lúdica e cooperativa, mobilizando toda a comunidade escolar. Momento único, pois, essa experiência. Todo o conhecimento para construir um foguete é levado para o resto da vida. O lançamento foi inesquecível. Uma experiência que ajuda a entender melhor o que, no papel ou nas aulas teóricas, é mais difícil de visualizar". - Afonso Filho, 9º ano A.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 2 dia(s)

Prefeitura inicia atendimento noturno na UBS Dr. Rubens Bezerra de Albuquerque

Cedrenses podem procurar atendimento no posto de saúde até às 21h, diariamente

#Segurança Há 2 dia(s)

Secretário de Segurança Pública de Cedro se reúne com Comandante do 10° BPM – Iguatu

Encontro busca ampliar ações policiais no município, oferecendo mais segurança à população

#Agenda Há 4 dia(s)

Prefeito vai à comunidade Olho D´água do Canto e anuncia revitalização da barragem rompida devido às fortes chuvas

Durante a visita, gestor municipal informou que a Cagece foi acionada para restabelecer o abastecimento de água, e que seu compromisso é realizar o reparo da parede da represa

#Agenda Há 4 dia(s)

Programa Aedes em Foco de Cedro é premiado na “Mostra Ceará Aqui tem SUS” no XXI Congresso do COSEMS-CE

O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará realizou, de 14 a 17 de abril, a 21ª edição do evento, que teve na programação a “Mostra Ceará Aqui tem SUS” .

#Agenda Há 4 dia(s)

Prefeitura intensifica ações para vacinação do rebanho bovino e bubalino contra febre aftosa

Ausência de vacinação impede comercialização de rebanho para outros estados da federação

#Agenda Há 4 dia(s)

Base CPRaio de Cedro será no antigo Hotel Municipal

A interiorização do Raio ocorre de forma conjunta à expansão do Sistema de Videomonitoramento, que permite uma atuação especializada de combate à criminalidade

#Agenda Há 4 dia(s)

Experiências de Cedro são apresentadas na Mostra "Ceará, aqui tem SUS"

Projetos Mais Saúde Perto do Coração, Uso do Aplicativo “Aedes em Foco” e Núcleo Municipal de Educação Permanente são destaques no estado

#Agenda Há 5 dia(s)

Secretaria de Infraestrutura atua em locais danificados pelas fortes chuvas, levando apoio e serviços

Diversas equipes e equipamentos foram disponibilizados para atender as comunidades

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito