NOTÍCIAS

24-NOV-2022

Moradores do Pega Avoante são beneficiados com o projeto-piloto "Saúde Mais Perto do Coração"

Quase 100 pessoas realizaram exames e estão sendo avaliadas para possível acompanhamento

#Agenda POR MACIEL BEZERRA 24 DE NOVEMBRO DE 2022

Foto: Marcos Rodrigues

Cuidar do coração do povo de Cedro, um trabalho que exige responsabilidade e boas idéias, principalmente na promoção da prevenção de doenças como diabetes e hipertensão. A prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Saúde, lançou o projeto-piloto "Saúde Mais Perto do Coração". As primeiras ações estão sendo realizadas com os moradores da Unidade Básica de Saúde do Pega Avoante. Serão beneficiados hipertensos, diabéticos ou quem tenha as duas comorbidades.

A solenidade de abertura do projeto-piloto aconteceu na tarde de quinta-feira (24/11), na quadra poliesportiva José Gabriel Diniz, na Escola Arakém Sedrim de Aguiar e contou com as presenças da primeira-dama Cláudia Dionísio, que representou o prefeito Joãozinho de Titico, da vice Ana Nilma, da secretária de Saúde Norma Marques e de outras autoridades, além de profissionais de saúde e população.

Cláudia Dionizio destaca a importância da ação, de modo otimista e externando gratidão. "Esse é um projeto de grande relevância, por conta do alto índice de diabéticos e hipertensos em Cedro. Agradeço a secretária de Saúde Norma. pela sensibilidade em perceber essa situação e liderar projeto dessa magnitude para o município. Isso demonstra o quanto ela se preocupa com as pessoas. Muito feliz em estar aqui representando Joãozinho de Titico, em Brasília na busca de recursos e mais realizações para o município. Como ele costuma dizer, é com saúde e trabalho que a gente avança".

A vice-prefeita Ana Nilma também falou sobre a ação. "Temos um grande índice destas doenças, não só em nosso município, mas por todo o Brasil, é o que mais está matando atualmente e também deixando seqüelas nas pessoas. O projeto-piloto na Unidade Básica do Pega Avoante, uma das mais numerosas, é muito importante. Foram cerca de cem pessoas atendidas e, com isso, pudemos fazer um trabalho preventivo de muita qualidade, para que nossas famílias e comunidade possam viver com mais qualidade".

A secretária de saúde Norma Marques traz todos os detalhes. "Esse é o início do projeto-piloto, a ser desenvolvido para atender hipertensos e diabéticos. Aqui na UBS do Pega Avoante, reunimos quase 100 pessoas, pré-cadastradas pelos Agentes Comunitários de Saúde e iniciamos a avaliação de risco cardiovascular. Realizamos aferição da pressão arterial, peso, coleta dos exames laboratoriais como glicemia e colesterol, aferição da circunferência abdominal. Com os resultados, vamos reunir toda a equipe do projeto pra gente estratificar o risco cardiovascular com o monitoramento e acompanhamento abrangente e integral, buscando garantir mais qualidade de vida".

Norma agradeceu o apoio da gestão municipal e de todos os envolvidos. "Gratidão ao prefeito Joãozinho, representado hoje pela primeira-dama Cláudia e a vice Ana Nilma, que tem oferecido todo suporte aos projetos da saúde. Gratidão à equipe da Unidade Básica de Saúde do Pega Avoante, à Escola Arakém Sedrim de Aguiar que nos recebeu de braços abertos, aos estagiários da Escola Profissionalizante, aos colaboradores da saúde, ao pessoal do laboratório. Aos nossos profissionais, educadores físicos, nutricionistas, enfermeiros, ao médico da Unidade, pelas palestras pdiferidas, buscando sensibilizar a população sobre a importância do autocuidado que ajuda a reduzir a mortalidade por doenças cardiovasculares".

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 1 dia(s)

Prefeitura convoca fazedores de cultura para escuta pública sobre a Lei Aldir Blanc 2

Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) disponibilizará recursos financeiros durante 5 anos

#Agenda Há 1 dia(s)

Prefeito envia Projeto de Lei à Câmara para reajuste salarial de servidores municipais

Reposição da inflação é compromisso da gestão com os servidores cedrenses

#Agenda Há 1 dia(s)

Prefeitura disponibilizará ônibus para estudantes prestarem vestibular da UECE

O transporte partirá de Cedro no domingo (28/04), às 7h, saindo da Praça da Matriz

#Agenda Há 1 dia(s)

Programa "Viver - Envelhecimento Ativo e Saudável" em Cedro inicia aula com idosos

As áreas de tecnologia, saúde, educação, além de atividades físicas e sociais serão o foco das ações

#Agenda Há 1 dia(s)

Castramóvel da Prefeitura de Cedro inicia atendimentos para cães e gatos

Ação do Projeto Proteção Animal promove 120 consultas e 60 castrações gratuitamente

#Agenda Há 6 dia(s)

Prefeitura inicia atendimento noturno na UBS Dr. Rubens Bezerra de Albuquerque

Cedrenses podem procurar atendimento no posto de saúde até às 21h, diariamente

#Segurança Há 6 dia(s)

Secretário de Segurança Pública de Cedro se reúne com Comandante do 10° BPM – Iguatu

Encontro busca ampliar ações policiais no município, oferecendo mais segurança à população

#Agenda Há 8 dia(s)

Prefeito vai à comunidade Olho D´água do Canto e anuncia revitalização da barragem rompida devido às fortes chuvas

Durante a visita, gestor municipal informou que a Cagece foi acionada para restabelecer o abastecimento de água, e que seu compromisso é realizar o reparo da parede da represa

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito