NOTÍCIAS

24-NOV-2022

Moradores do Pega Avoante são beneficiados com o projeto-piloto "Saúde Mais Perto do Coração"

Quase 100 pessoas realizaram exames e estão sendo avaliadas para possível acompanhamento

#Agenda POR MACIEL BEZERRA 24 DE NOVEMBRO DE 2022

Foto: Marcos Rodrigues

Cuidar do coração do povo de Cedro, um trabalho que exige responsabilidade e boas idéias, principalmente na promoção da prevenção de doenças como diabetes e hipertensão. A prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Saúde, lançou o projeto-piloto "Saúde Mais Perto do Coração". As primeiras ações estão sendo realizadas com os moradores da Unidade Básica de Saúde do Pega Avoante. Serão beneficiados hipertensos, diabéticos ou quem tenha as duas comorbidades.

A solenidade de abertura do projeto-piloto aconteceu na tarde de quinta-feira (24/11), na quadra poliesportiva José Gabriel Diniz, na Escola Arakém Sedrim de Aguiar e contou com as presenças da primeira-dama Cláudia Dionísio, que representou o prefeito Joãozinho de Titico, da vice Ana Nilma, da secretária de Saúde Norma Marques e de outras autoridades, além de profissionais de saúde e população.

Cláudia Dionizio destaca a importância da ação, de modo otimista e externando gratidão. "Esse é um projeto de grande relevância, por conta do alto índice de diabéticos e hipertensos em Cedro. Agradeço a secretária de Saúde Norma. pela sensibilidade em perceber essa situação e liderar projeto dessa magnitude para o município. Isso demonstra o quanto ela se preocupa com as pessoas. Muito feliz em estar aqui representando Joãozinho de Titico, em Brasília na busca de recursos e mais realizações para o município. Como ele costuma dizer, é com saúde e trabalho que a gente avança".

A vice-prefeita Ana Nilma também falou sobre a ação. "Temos um grande índice destas doenças, não só em nosso município, mas por todo o Brasil, é o que mais está matando atualmente e também deixando seqüelas nas pessoas. O projeto-piloto na Unidade Básica do Pega Avoante, uma das mais numerosas, é muito importante. Foram cerca de cem pessoas atendidas e, com isso, pudemos fazer um trabalho preventivo de muita qualidade, para que nossas famílias e comunidade possam viver com mais qualidade".

A secretária de saúde Norma Marques traz todos os detalhes. "Esse é o início do projeto-piloto, a ser desenvolvido para atender hipertensos e diabéticos. Aqui na UBS do Pega Avoante, reunimos quase 100 pessoas, pré-cadastradas pelos Agentes Comunitários de Saúde e iniciamos a avaliação de risco cardiovascular. Realizamos aferição da pressão arterial, peso, coleta dos exames laboratoriais como glicemia e colesterol, aferição da circunferência abdominal. Com os resultados, vamos reunir toda a equipe do projeto pra gente estratificar o risco cardiovascular com o monitoramento e acompanhamento abrangente e integral, buscando garantir mais qualidade de vida".

Norma agradeceu o apoio da gestão municipal e de todos os envolvidos. "Gratidão ao prefeito Joãozinho, representado hoje pela primeira-dama Cláudia e a vice Ana Nilma, que tem oferecido todo suporte aos projetos da saúde. Gratidão à equipe da Unidade Básica de Saúde do Pega Avoante, à Escola Arakém Sedrim de Aguiar que nos recebeu de braços abertos, aos estagiários da Escola Profissionalizante, aos colaboradores da saúde, ao pessoal do laboratório. Aos nossos profissionais, educadores físicos, nutricionistas, enfermeiros, ao médico da Unidade, pelas palestras pdiferidas, buscando sensibilizar a população sobre a importância do autocuidado que ajuda a reduzir a mortalidade por doenças cardiovasculares".

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Administração Hoje

Prefeitura lança Refis para negociação de débitos e oferece descontos de até 100% para juros e multas

Dívidas também podem ser parceladas em até 12 vezes

#Agenda Hoje

Janeiro Branco: campanha alerta sobre saúde mental

Por meio do CAPS, Prefeitura realiza diversas ações em prol dos cedrenses que precisam desse suporte

#Agenda Há 1 dia(s)

Prefeitura divulga calendário das próximas edições da FEAGRI

Feira agora acontecerá aos sábados, na Praça Nilo Viana Diniz (Matriz)

#Agenda Há 1 dia(s)

Laboratório Municipal muda temporariamente de endereço

Atendimento acontecerá no antigo Centro Covid

#Agenda Há 2 dia(s)

DEMUTRAN iniciará ação educativa para orientar população sobre uso correto de capacete

Campanha contará com panfletagem, ação dos agentes e atividades nas redes sociais

#Agenda Há 3 dia(s)

Prefeitura realiza Jornada Pedagógica 2023, de terça a quinta-feira

Três dias de muito aprendizado para que o ensino cedrense continue sua trajetória de sucesso

#Agenda Há 3 dia(s)

Cedro realiza na quinta-feira a III Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente

Evento acontece no auditório do Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (Senac) a partir das 7h da manhã

#Agenda Há 4 dia(s)

Iniciada entrega dos boletos do Programa Garantia Safra 2022/2023

Pagamento do boleto dá direito a seguro em caso de perda de mais de 50% da safra

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito