NOTÍCIAS

20-NOV-2022

Produtores rurais cedrenses contam a história da EXPOCEDRO

Com visão de futuro e o apoio do ex-prefeito Dr. Nilson Diniz, Exposição deu os primeiros passos em 2012. E hoje o evento é referência para o Brasil

#ExpoCedro2022 POR MACIEL BEZERRA 20 DE NOVEMBRO DE 2022

Foto: Marciel Bezerra

Contar a história da Exposição de Caprinos e Ovinos de Cedro é parte fundamental para que a população valorize este importante evento que começou de forma tímida, há cerca de uma década, mas que cresceu de forma exponencial até se tornar uma das principais feiras do Nordeste brasileiro. Dois produtores rurais que participaram desta trajetória contam suas visões sobre a expansão do empreendimento.

Humberto Facundo, conhecido como Professor Humberto, conta um pouco dessa história. "Eu, Jandim e doutor Renato, começamos a expor os animais e, em 2012, fizemos uma pequena exposição na Várzea da Conceição. Nossa Associação apresentou o projeto ao Dr. Nilson, que era candidato (à Prefeitura do município), e ele prometeu fazer a Exposição. Começamos com 70 animais e, por conta da organização, do apoio da gestão municipal, o evento foi crescendo até se tornar uma das exposições com maior credibilidade no nordeste. Chegamos a colocar 600 animais em pista, que é muito animal."

O consultor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR-AR/CE, Joaquim Rolim, também é produtor e ressalta a importância da Feira. "É uma grande satisfação fazer parte da Expocedro como criador de caprinos das raças Savana e Alpina Britânica, e essa é minha quinta exposição. Como técnico agropecuário, presto assistência técnica para os produtores de Cedro. Esse evento vem engrandecer a ovinocaprinocultura do município, tanto de carne como de leite. As parcerias da Ematerce, Sebrae, Senac e Sinrural com a prefeitura são fundamentais. Cedro tem um potencial genético enorme e esse evento é prova disso".

Professor Humberto também deixa uma palavra de incentivo para que as pessoas nunca desistam dos seus sonhos. "Eu exponho a Raça Alpina Britânica e meu primeiro prêmio foi na Expoece, em Fortaleza. Quando ganhei, eu disse que iria ser o maior criador de Alpina Britânica do Ceará, muitos tiraram sarro, riram. Eu quase desisti. Levantei a cabeça e segui em frente, fui campeão no Ceará, fui campeão nordestino, brasileiro. Em 2021 fui Campeão Supremo, isto é, o campeão de todos os campeões do Brasil. O melhor bode de cabra leiteira de 2021 está em Cedro, participando da Expocedro. Graças a Deus, eu não desisti e hoje estou aqui".

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 4 dia(s)

Prefeitura oferta curso para Agentes Comunitários de Saúde e faz a entrega de kits

Ao todo foram investidos mais de R$ 15 mil em equipamentos

#Agenda Há 5 dia(s)

Moradores do Pega Avoante são beneficiados com o projeto-piloto "Saúde Mais Perto do Coração"

Quase 100 pessoas realizaram exames e estão sendo avaliadas para possível acompanhamento

#Agenda Há 5 dia(s)

Sítio Campinas, no Vale do São Miguel, é beneficiado com perfuração de poço profundo

Equipe da Sohidra encontrou água em poço com grande vazão. Ao todo, mais de 130 poços profundos já foram perfurados em Cedro

#Agenda Há 5 dia(s)

249 famílias serão beneficiadas com Vale Gás do Governo do Ceará

Lista está disponível no site da Prefeitura desde o dia 22 de novembro

#Agenda Há 6 dia(s)

LISTA BENEFICIÁRIOS DO AUXILIO GÁS DO GOVERNO ESTADUAL

Confira a relação no link abaixo.

#Saúde Há 6 dia(s)

Consultório da mulher: Prefeitura convoca mulheres de 25 a 64 anos para realizar exame de prevenção

Atendimento acontece na quarta-feira (23/11) no PSF Centro

#Agenda Há 7 dia(s)

Prefeitura de Cedro abre inscrições de dois cursos na área de gastronomia

Inscrições acontecem no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS I e II), com aulas de Sobremesas Comerciais e Doces e Salgados para Festas

#demutran/guardamunicipal Há 8 dia(s)

Demutran realiza campanha educativa sobre estacionamentos no Centro Comercial de Cedro

Organizar o trânsito cedrense, oferecendo a população atendimento de qualidade, com sinalização adequada e informações claras.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito