NOTÍCIAS

11-NOV-2022

Posto de Saúde do Lagêdo realiza a 1ª etapa da campanha Novembro Azul

33 homens foram sensibilizados sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata, com ações como toque retal e exame do PSA.

#NovembroAzul POR MACIEL BEZERRA 11 DE NOVEMBRO DE 2022

Foto: Marcos Rodrigues

A ação aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Lagêdo, na última sexta-feira (11/11). Foi mais uma demonstração dos cuidados da gestão municipal com a saúde masculina. Na ocasião, os homens exibiram cartazes com frases motivacionais: "Prevenção salva", "Coragem" e "Sem preconceito". Eles também participaram da gravação de vídeos em agradecimento às equipes responsáveis.

Sobre a bem-sucedida campanha do Novembro Azul, a enfermeira Talita Tavares ressalta que a UBS Lagêdo semanalmente realiza ações nesse sentido. Por todo o ano é assim; especificamente no mês de novembro, os cuidados são intensificados. Ela explica que nessa primeira etapa da campanha na comunidade teve a realização do toque retal, com o Dr. Emanuel Salviano, a solicitação do exame de PSA, dicas de educação em saúde para pacientes e familiares e a oferta de lanche. A segunda etapa está prevista para o dia 23/11.

"A campanha é nacional e está sendo desenvolvida em todas as Unidades Básicas de Saúde do Cedro. Trata-se de um alerta para a saúde do homem, e de forma integral, pois explicamos sobre a importância da vacinação, os cuidados com a alimentação, a atividade física e, sobretudo, a prevenção do câncer de próstata, o diagnóstico precoce. Esse é o segundo tumor mais comum entre os homens acima de 50 anos". A enfermeira explica que o Ministério da Saúde aproveita o momento para sensibilizar a população masculina que normalmente não vai às Unidades Básicas no sentido de buscar ações relacionadas à prevenção de doenças e cuidados com a saúde. "O Instituto Nacional do Câncer preconiza o diagnóstico através do toque retal, o exame de sangue (PSA). Identificada no início, a partir dos sinais e dos sintomas, é mais fácil obter a cura da doença".

Os principais sinais e sintomas

Dificuldade de urinar; demora em começar e terminar o ato de urinar; diminuição desse jato, que começou a ficar mais fraco e com menos quantidade de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Também é preciso ficar alerta à presença de dor e de sangue na urina. "Entre os fatores de risco estão: idade avançada; histórico familiar; fatores hormonais e ambientais; hábitos alimentares - dieta rica em gordura e pobre em verduras e vegetais; o sedentarismo e o excesso de peso", alerta Talita.

Outras UBS's do município seguem realizando atividades educativas durante o mês (#NovembroAZUL) com a realização de exames PSA, para a detecção precoce de casos de câncer de próstata.

Fala, homens!

Os pacientes Adenilton e Emanuel destacam a boa recepção da equipe da UBS Lagêdo e a importância da prevenção. "Se é bom pra nossa saúde a gente só tem a agradecer, agradecer a Deus e a equipe".

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 4 dia(s)

Prefeitura oferta curso para Agentes Comunitários de Saúde e faz a entrega de kits

Ao todo foram investidos mais de R$ 15 mil em equipamentos

#Agenda Há 5 dia(s)

Moradores do Pega Avoante são beneficiados com o projeto-piloto "Saúde Mais Perto do Coração"

Quase 100 pessoas realizaram exames e estão sendo avaliadas para possível acompanhamento

#Agenda Há 5 dia(s)

Sítio Campinas, no Vale do São Miguel, é beneficiado com perfuração de poço profundo

Equipe da Sohidra encontrou água em poço com grande vazão. Ao todo, mais de 130 poços profundos já foram perfurados em Cedro

#Agenda Há 5 dia(s)

249 famílias serão beneficiadas com Vale Gás do Governo do Ceará

Lista está disponível no site da Prefeitura desde o dia 22 de novembro

#Agenda Há 6 dia(s)

LISTA BENEFICIÁRIOS DO AUXILIO GÁS DO GOVERNO ESTADUAL

Confira a relação no link abaixo.

#Saúde Há 6 dia(s)

Consultório da mulher: Prefeitura convoca mulheres de 25 a 64 anos para realizar exame de prevenção

Atendimento acontece na quarta-feira (23/11) no PSF Centro

#Agenda Há 7 dia(s)

Prefeitura de Cedro abre inscrições de dois cursos na área de gastronomia

Inscrições acontecem no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS I e II), com aulas de Sobremesas Comerciais e Doces e Salgados para Festas

#demutran/guardamunicipal Há 8 dia(s)

Demutran realiza campanha educativa sobre estacionamentos no Centro Comercial de Cedro

Organizar o trânsito cedrense, oferecendo a população atendimento de qualidade, com sinalização adequada e informações claras.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito