NOTÍCIAS

15-SET-2022

Psicóloga de Cedro destaca a importância da saúde mental com dicas de prevenção ao suicídio

Gestão Municipal promove ações como parte da Campanha Setembro Amarelo

#Saúde POR MACIEL BEZERRA 15 DE SETEMBRO DE 2022

Foto: Divulgação

Cuidar da saúde mental é parte primordial para a promoção da saúde e do bem-estar da população. Por essa razão, a Prefeitura de Cedro vem atuando constantemente sobre o tema com a realização de diversas atividades. Neste mês em curso, a campanha Setembro Amarelo, que acontece desde 2015 e tem as ações voltadas para a prevenção ao suicídio, conta com total apoio da gestão municipal.

Como parte da programação, o Serviço de Psicologia da Prefeitura orienta a população sobre a identificação de sinais de alerta e fatores de risco sobre o tema. Além disto, serão trabalhadas atividades envolvendo rodas de conversas com a disponibilização de informações e promoção de ações de prevenção junto aos estudantes de 21 nas escolas das redes federal, estadual e municipal, nos dias 13, 19.

A Psicóloga e Coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Letícia Muriely, traz mais detalhes. Este é um tema que deve ser trabalhado e discutido. Apesar de assustar um pouco as pessoas, é preciso desconstruir o preconceito que existe, é preciso cuidar e prevenir doenças da mente. O principal objetivo da campanha Setembro Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, alertando a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo. Todos devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem, se informando, aprendendo para ajudar o próximo.

O preconceito existe. Assim sendo, é necessário buscar ajuda. Para isto, o CAPS é espaço público para acolher. O serviço está disponível para agendamento de consultas e suporte necessário no sentido de atender a demanda local. Caso você necessite ou saiba de alguma pessoa que precisa de apoio ou orientação, busque ajuda.

Como agir?

Letícia Muriely enumera dicas para identificar quando alguém precisa de ajuda. Comportamento retraído, dificuldades para se relacionar com a família e amigos, doenças psiquiátricas, transtorno de comportamento ou de personalidade, sentir-se sem valor e com vergonha por algo, ter desejo súbito de concluir afazeres pessoais, organizar documentos, escrever um testamento, solidão, impotência, desesperança, escrever cartas de despedida falar repetidamente sobre morte ou sobre suicídio, apresentar um convívio social conturbado, ter doenças físicas, crônicas, limitantes, ou dolorosas podem ser sinais.

E o que fazer nestas circunstâncias? Como ajudar? 'c9 necessário ouvir, ficar calmo, ser afetuoso e dar o apoio necessário, levar a situação a sério e verificar o grau de risco, perguntar sobre tentativas de suicídio, pensamentos anteriores, explorar outras saídas para além do suicídio, identificar outras formas de apoio emocional com a família, amigos, remover meios para suicídio, em caso de grande risco, contar a outras pessoas, conseguir ajuda e permanecer ao lado da pessoa. Ser empático, acolher, ouvir, valorizar o sentimento do outro, sempre será a melhor opção.

A psicóloga também fala sobre o que não fazer. Jamais ignore a situação de uma pessoa com este comportamento, não entre em choque, não fique envergonhado ou demonstre pânico, não tente dizer que tudo vai ficar bem, diminuindo a dor da pessoa sem agir para que isso aconteça. A principal medida é não fazer com que o problema pareça bobagem ou algo trivial, não dê falsas garantias, nem jure segredo e não deixe a pessoa sozinha em momentos de crise.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 2 dia(s)

Prefeitura intensifica ações para vacinação do rebanho bovino e bubalino contra febre aftosa

Ausência de vacinação impede comercialização de rebanho para outros estados da federação

#Agenda Há 2 dia(s)

Base CPRaio de Cedro será no antigo Hotel Municipal

A interiorização do Raio ocorre de forma conjunta à expansão do Sistema de Videomonitoramento, que permite uma atuação especializada de combate à criminalidade

#Agenda Há 2 dia(s)

Experiências de Cedro são apresentadas na Mostra "Ceará, aqui tem SUS"

Projetos Mais Saúde Perto do Coração, Uso do Aplicativo “Aedes em Foco” e Núcleo Municipal de Educação Permanente são destaques no estado

#Agenda Há 3 dia(s)

Secretaria de Infraestrutura atua em locais danificados pelas fortes chuvas, levando apoio e serviços

Diversas equipes e equipamentos foram disponibilizados para atender as comunidades

#Agenda Há 3 dia(s)

Prefeitura de Cedro lança amanhã Campanha contra a Febre Aftosa, por um rebanho livre da doença

Lançamento, nesta quarta-feira, dia 17 de abril, às 8 horas, acontece na fazenda Exu, no distrito Vale do Machado

#Agenda Há 4 dia(s)

Iniciada entrega do Vale Gás Social em Cedro

Beneficiários que não resgataram os tíquetes devem verificar seu nome na lista e comparecer a Secretaria de Assistência Social

#Agenda Há 4 dia(s)

Conviventes do CRAS I e II participam do projeto "Caminhos Digitais"

Programa pretende realizar a inclusão digital de idosos, além de fomentar a prática de atividades físicas

#Agenda Há 4 dia(s)

Açude Ubaldinho atinge 100% de sua capacidade

Reservatório tem capacidade de armazenagem equivalente a mais de 42 milhões de m³ de água, e está sangrando desde o dia 14 de abril

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito