NOTÍCIAS

19-JAN-2022

Há um ano era aplicada a primeira dose da vacina contra Covid-19 em Cedro

19 de janeiro de 2021 foi marco inicial da vacinação em nosso município, que é referência em toda a região Centro-Sul do estado

#VacinaCovid-19 POR MACIEL BEZERRA 19 DE JANEIRO DE 2022

A Técnica de Enfermagem Juliana Lopes foi a primeira cedrense a receber imunização contra a Covid-19 na cidade. Aquele 19 de janeiro marcou para sempre a história da população cedrense, trazendo esperança e vida para a nossa gente. Um ano depois, a luta agora é pela vacinação das crianças de 5 a 11 anos.

O prefeito Joãozinho de Titico fez um apanhado histórico deste um ano de vacinação. "Passados doze meses da primeira dose de vacina aplicada, estamos vencendo essa pandemia. Agradecemos a Deus e a ciência por toda a evolução que conseguimos no combate à pandemia", explica. "Reafirmamos a necessidade da manutenção dos cuidados que precisamos ter. Lavar as mãos, usar álcool em gel 70%, usar máscara e evitar aglomerações."

Vacina, sim!

A Técnica de Enfermagem Juliana Lopes, relata o que mudou na sua vida após a vacinação e conta sobre o amor e a esperança depositados nos imunizantes. "Foi um momento muito emocionante para mim, uma dose de esperança. Confesso que tive medo, mas também tive fé. Mesmo diante das perdas estamos superando esse momento pandêmico". Juliana deixa recado que é vital: "Precisamos manter os cuidados sanitários com uso da máscara, vacinação e evitar aglomerações. O nosso intuito é vacinar todos os familiares, incluindo as crianças. Por isso, é importante cadastrar as crianças e manter todas as vacinas delas em dia. Vacina Sim!"

Cedro entre os que mais vacinam

A secretária de Saúde Norma Marques destaca a boa colocação da imunização em Cedro, em âmbito estadual e regional, com o apoio da gestão municipal. "Participar deste processo contra a Covid-19 é muito gratificante, temos um ano de vacinação e podemos comemorar a redução de casos". Norma informa que ainda há muito a fazer, mas, graças à vacina Cedro tem avançado. "Nosso município está entre os 20 que mais vacinam contra a Covid no Ceará e é o primeiro lugar, na regional de Icó. Já aplicamos mais de 45 mil doses ao longo de um ano de vacinação".

Doação pela saúde das pessoas

Ao lado dos demais profissionais de saúde, as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) colaboraram para o processo local de imunização. A presidente da Associação da categoria, Cícera Bezerra, lembra: "Este é um momento de agradecer a Deus. Desde o ano passado, quando iniciamos a vacinação com profissionais da saúde, idosos e demais faixas, até chegar nas crianças de 11 anos, continuamos trabalhando fortemente nesse processo". Cícera conta ainda que tem vacinação diariamente na Câmara Municipal de Cedro. "Desde o início estamos nos doando, orientando a população e a nossa categoria, que não tem medido esforços para vencer essa pandemia".

O povo fala

Dona Francisca Bezerra, do bairro divisão, uma das primeiras imunizadas em Cedro, parabenizou de forma emocionada a gestão municipal e o Governador Camilo Santana pelos cuidados. "Faz um ano que tomei a primeira dose da vacina, graças a Deus estou imunizada. Agradeço muito a Dr. Nilson, a Joãozinho de Titico e a esposa dele, que sempre trabalharam em prol da saúde de Cedro. Parabéns a eles, a todos da prefeitura e ao Governador Camilo que tem trabalhado pelo bem do nosso município."

Dona Graça, do bairro Divisão, diz que valeu à pena a vacinação. "Vamos todos tomar a vacina. Quem não tomar vai se arrepender. Nós temos que agradecer a Deus, primeiramente, e depois aos homens da ciência que estudam e têm sabedoria para criar as vacinas."

Dona Luiza, moradora da Rua 21 de Outubro, conta que está feliz por ter sido imunizada contra a Covid-19. "Quero dizer para vocês que estou me achando segura, porque tenho 73 anos e tomei as 3 vacinas e graças a Deus estou bem. Eu ainda ando de máscara e de gel. Peço que quem ainda não tomou a vacina, que tome."

A Luciene , da Rua São José, cita a felicidade de ser imunizada contra a Covid-19. "Tomei a terceira dose e estou muito agradecida. Graças a Deus".

Vacinação das crianças

Joãozinho de Titico deixa um recado especial para os pais e responsáveis pelas crianças de 5 a 11 anos. "Façam o cadastro dos seus filhos de 5 a 11 anos no Saúde Digital, para que eles possam receber a vacina. A procura de leitos de UTI para Covid nessa faixa etária tem aumentado. Por isso, é importante tomar a vacina e não acreditar em notícias falsas. Nós já passamos por diversas dificuldades e a vacina e a ciência foram sempre o caminho correto para superar as dificuldades."

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 2 dia(s)

Prefeitura convoca fazedores de cultura para escuta pública sobre a Lei Aldir Blanc 2

Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) disponibilizará recursos financeiros durante 5 anos

#Agenda Há 2 dia(s)

Prefeito envia Projeto de Lei à Câmara para reajuste salarial de servidores municipais

Reposição da inflação é compromisso da gestão com os servidores cedrenses

#Agenda Há 2 dia(s)

Prefeitura disponibilizará ônibus para estudantes prestarem vestibular da UECE

O transporte partirá de Cedro no domingo (28/04), às 7h, saindo da Praça da Matriz

#Agenda Há 2 dia(s)

Programa "Viver - Envelhecimento Ativo e Saudável" em Cedro inicia aula com idosos

As áreas de tecnologia, saúde, educação, além de atividades físicas e sociais serão o foco das ações

#Agenda Há 2 dia(s)

Castramóvel da Prefeitura de Cedro inicia atendimentos para cães e gatos

Ação do Projeto Proteção Animal promove 120 consultas e 60 castrações gratuitamente

#Agenda Há 7 dia(s)

Prefeitura inicia atendimento noturno na UBS Dr. Rubens Bezerra de Albuquerque

Cedrenses podem procurar atendimento no posto de saúde até às 21h, diariamente

#Segurança Há 7 dia(s)

Secretário de Segurança Pública de Cedro se reúne com Comandante do 10° BPM – Iguatu

Encontro busca ampliar ações policiais no município, oferecendo mais segurança à população

#Agenda Há 9 dia(s)

Prefeito vai à comunidade Olho D´água do Canto e anuncia revitalização da barragem rompida devido às fortes chuvas

Durante a visita, gestor municipal informou que a Cagece foi acionada para restabelecer o abastecimento de água, e que seu compromisso é realizar o reparo da parede da represa

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito