NOTÍCIAS

16-SET-2021

Cedro é homenageado em Sessão Solene na Câmara Municipal de Osasco

Vereadora Lúcia da Saúde, cedrense de nascimento, foi a solicitante da honraria concedida ao município, na homenagem prestada à comunidade cedrense

#Agenda POR MACIEL 16 DE SETEMBRO DE 2021

Foto: Marciel Bezerra

O concorrido evento foi quinta-feira, 16 de setembro, mas ainda repercute forte nas mentes e corações de quem esteve presente àquele parlamento ou assistiu à transmissão ao vivo pelas redes sociais. Em dia histórico, a Câmara Municipal de Osasco homenageou a comunidade cedrense em razão do centenário do município cearense, com a entrega de placas comemorativas. A Sessão Solene no Plenário Tiradentes foi proposta pela vereadora cedrense Lúcia da Saúde. Um encontro marcado pela emoção, afeto e reconhecimento pelo que "a nossa gente fez em favor do desenvolvimento socioeconômico de Osasco", conforme pronunciou o prefeito Joãozinho de Titico, que aos 15 anos de idade também morou na próspera cidade paulista, conhecida por ser endereço de indústrias de diversos segmentos.

A justa homenagem

A Sessão Solene que mobilizou especialmente a comunidade cedrense em Osasco, Carapicuíba, Barueri e Vargem Grande Paulista foi uma iniciativa da vereadora Lúcia da Saúde, e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito de Osasco, Rogério Lins, representantes dos poderes legislativo e executivo das cidades vizinhas, além de vários convidados. Destaque para os filhos de Cedro residentes nestas localidades, que lotaram o plenário da Casa do Povo osasquence. A comitiva cedrense presente, liderada pelo prefeito Joãozinho de Titico e da vice Ana Nilma.

A noite de homenagens contou com a execução dos hinos Nacional, de Osasco e de Cedro, e teve início com a fala do Prefeito de Osasco, Rogério Lins, que ressaltou a massiva presença de público na sessão e a importância do povo cedrense para o desenvolvimento da cidade e do entorno. "Se Osasco virou essa potência econômica, a gente deve muito ao povo nordestino e, principalmente, aos cedrenses. Minha gratidão a Cedro, cujos filhos fazem a diferença em todo o Brasil e no mundo". O encontro celebrou o Centenário de Cedro e 61 anos de emancipação de Osasco.

A emoção de Lúcia da Saúde

A vereadora do Podemos, nascida Francisca Jenilúcia Ribeiro de Andrade em Cedro, fez um discurso emocionado e cheio de boas lembranças, homenageando a gente cedrense, contando de sua história com a cidade, o encanto do local de onde veio. Recordou do avô, Raimundo Ribeiro de Sousa, conhecido por "Mudeiro", que era açougueiro e amigo do Dr. Obi Viana Diniz, médico e político (foi prefeito de Cedro, deputado estadual).

Lúcia também saudou o Sr. Vicente, um cedrense muito ativo, morador de Osasco, que aos 97 anos ainda tem disposição para o trabalho diário. Era preciso fazer uma escada, em uma praça, e ele não esperou. "Simplesmente foi lá e fez". Disse ainda: "Agradeço aos 21 vereadores, em nome do vereador De Paula, do Piauí, por fazerem parte desse momento, que tem a presença de minha mãe, meus tios e meus sete irmãos na plateia. Essa honraria é para cada um de vocês, cedrenses. Podem contar com essa vereadora, sempre".

A gratidão de Joãozinho

O prefeito Joãozinho de Titico falou "o que vinha do coração", do sentimento que lhe invadia instante. Primeiramente, a gratidão por estar em Osasco, participando de tão expressiva Sessão Solene. Agradeceu ao presidente em exercício da Câmara local, vereador Josias da Juco, pela generosidade das palavras elogiosas proferidas; à vereadora Lúcia, "guerreira lá de nós", responsável pela celebração; a todos da comitiva de sua comitiva e aos cedrenses residentes em Osasco pela acolhida. Joãozinho pediu que os cedrenses de Osasco invistam em Cedro, município que muito se desenvolveu após as gestões do Dr. Nilson. "Que Cedro e Osasco cada vez mais se irmanam, aproximem-se no objetivo comum do bem-estar das pessoas".

Também discursaram na sessão conduzida por Josias da Juco a vice-prefeita de Cedro Ana Nilma ("Estou muito feliz por aqui estar compartilhando esse momento como pessoa pública que sou e como cedrense"); a primeira dama, Cláudia Dionízio ("Obrigado, vereadora Lúcia, por fazer sempre o bem do outro"); o presidente da Câmara Municipal de Cedro, vereador Gilberto Barbosa ("A interação entre os nossos municípios é de vital importância para a execução das políticas públicas"); o Prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos ("Feliz daquele que tem a humildade de reconhecer de onde veio. Parabéns, Lúcia, por se emocionar ao falar de sua terra").

O tom dos discursos foi sempre o de reconhecimento da força de trabalho do povo nordestino, principalmente dos cearenses egressos de Cedro. Pela quantidade de cedrenses presentes ao ato de quinta-feira, vindos de cidades que compõem a Região Metropolitana de São Paulo, a constatação de como o município do Centro-Sul cearense tem exportado capacidades para engrandecer aquele estado.

A semente plantada em 2019

A Sessão Solene do dia 16/9 passado foi a continuidade da experiência bem-sucedida de 2019. O que deduzir da quantidade de gente presente ao encontro que reuniu tantos conterrâneos em Osasco. "De novo, na quinta-feira, uma overdose de emoção", reitera Dr. Nilson Diniz. "E sigamos em frente, porque é com trabalho que recebemos o reconhecimento de que estamos no caminho certo, avançando", ensina Joãozinho de Titico.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 1 dia(s)

Prefeitura inicia agendamento para atendimento do Caminhão Amigo do Peito

Ao todo, serão 160 mamografias, divididas entre os dias 03 e 04 de abril, para mulheres de 40 a 75 anos

#Agenda Há 4 dia(s)

Prefeitura realiza melhorias na infraestrutura da zona rural

Comunidades do Distrito de Santo Antônio receberam obras importantes

#Agenda Há 4 dia(s)

Iniciadas inscrições para a fase municipal dos Jogos Escolares do Ceará 2024

Professores têm até 22 de março para realizar a inscrição na sede da Secretaria de Esportes. Competição acontecerá durante a primeira quinzena de abril

#Agenda Há 4 dia(s)

Estudantes da Escola Leandro Alves Correia se preparam para concurso de Matemática

A prova será aplicada em 21 de março, com a participação de estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental

#Agenda Há 6 dia(s)

Prefeitura pede colaboração da população para manter a cidade limpa

Limpeza é fundamental para evitar proliferação do mosquito Aedes aegypti

#Agenda Há 7 dia(s)

UBS Assunção realiza ações educativas para a saúde bucal

Importância do cuidado com a boca, higienização e alimentação adequadas são temas levados para a população

#Agenda Há 8 dia(s)

Cedro inicia Campanha da Vacinação contra Gripe

Postos de saúde da sede e da zona rural já estão vacinando

#Agenda Há 8 dia(s)

Governo Federal realiza distribuição gratuita de absorventes. Cedro está contemplado

Cada beneficiada receberá 40 absorventes para uso em dois ciclos menstruais

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito