NOTÍCIAS

20-ABR-2021

Escritores de Cedro apresentam suas obras na semana do livro

Escritores apresentaram suas obras, inspirações e falaram sobre suas trajetórias para aproximar leitores da produção literária

#Agenda POR MACIEL 20 DE ABRIL DE 2021

Foto: Marcos Rodrigues

Na tarde desta terça-feira (20), o segundo dia da semana do livro virtual, foi marcado com a presença da escritora e professora Lúcia Barros, e o escritor Ricardo Souza, ambos mostraram suas obras literárias voltadas sobre a história que envolve o município de Cedro no contexto religioso, cultural e social.

O prefeito Joãozinho de titico, ressalta que ao longo desta semana, diversas ações estarão acontecendo para permitir que as pessoas em isolamento possam conhecer novos autores e até mesmo interagir com eles. "Foi importante demais este momento, temos dois livros que passarão a ser parte do acervo da biblioteca municipal", pontua.

O escritor Ricardo de Souza, apresentou seu livro "A cidade ferroviária abençoada pelo Precursor", que conta a história Eclesiástica de Cedro, mostrando o centenário da Paróquia São João Batista (1921-2021). "Neste livro pude abordar um passeio pelos trilhos da história da cidade, além da primeira construção da capela dedicada a São João Batista, chegada da ferrovia, missas, construção da igreja matriz, emancipação política e até a criação da Paróquia no dia 7 de setembro de 1921", explica. O autor, ainda mostra em fatos documentais e registros fotográficos dos padres, cidade e a festa do padroeiro.

A escritora e professora Lúcia Barros, apresentou o livro "A História do Cedrim de açúcar contada de forma diferente", que aborda um passeio pelos anos 1.900 até os dias atuais, abordando fatos históricos como a compra da fazenda Cedro, visita do Padre Cícero Romão, além da história da primeira casa, pontos turísticos, história da bandeira da cidade e como se deu o período do centenário da cidade, fazendo uma reflexão sobre a história do primeiro prefeito Coronel Gabriel Diniz. "Fiquei tão emocionada quando soube que meu livro iria ser colocado na grade curricular do ensino de Cedro, isso motiva a cada dia, continuar escrevendo a nossa história", relata. Ainda durante a live, Lúcia Barros, lançou o livro "As aventuras do Lukkas", que aborda a história da gravidez e os primeiros momentos de vida do seu filho.

Para a Secretaria de Cultura, estes livros despertam novas pessoas a encontrarem através da leitura e da escrita, um mecanismo para que Cedro tenha excelentes acervos. "Nossa biblioteca municipal já conta com um espaço reservados para esses escritores, pois eles são exemplos para que continuamos investindo nesta temática", ressalta Silvana Leite.

A semana do livro segue até a próxima sexta-feira, 23 de abril. Amanhã, diversas escolas irão apresentar projetos voltados para a leitura. O encerramento contará com a presença do prefeito Joãozinho de titico, Vice Ana Nilma, além de autores cedrenses de renome nacional com suas obras literárias.

Quem desejar pode rever os vídeos no site www.cedro.ce.gov.br

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Segurança Há 1 dia(s)

Secretário de Segurança Pública de Cedro se reúne com Comandante do 10° BPM – Iguatu

Encontro busca ampliar ações policiais no município, oferecendo mais segurança à população

#Agenda Há 3 dia(s)

Prefeitura intensifica ações para vacinação do rebanho bovino e bubalino contra febre aftosa

Ausência de vacinação impede comercialização de rebanho para outros estados da federação

#Agenda Há 3 dia(s)

Base CPRaio de Cedro será no antigo Hotel Municipal

A interiorização do Raio ocorre de forma conjunta à expansão do Sistema de Videomonitoramento, que permite uma atuação especializada de combate à criminalidade

#Agenda Há 3 dia(s)

Experiências de Cedro são apresentadas na Mostra "Ceará, aqui tem SUS"

Projetos Mais Saúde Perto do Coração, Uso do Aplicativo “Aedes em Foco” e Núcleo Municipal de Educação Permanente são destaques no estado

#Agenda Há 4 dia(s)

Secretaria de Infraestrutura atua em locais danificados pelas fortes chuvas, levando apoio e serviços

Diversas equipes e equipamentos foram disponibilizados para atender as comunidades

#Agenda Há 4 dia(s)

Prefeitura de Cedro lança amanhã Campanha contra a Febre Aftosa, por um rebanho livre da doença

Lançamento, nesta quarta-feira, dia 17 de abril, às 8 horas, acontece na fazenda Exu, no distrito Vale do Machado

#Agenda Há 5 dia(s)

Iniciada entrega do Vale Gás Social em Cedro

Beneficiários que não resgataram os tíquetes devem verificar seu nome na lista e comparecer a Secretaria de Assistência Social

#Agenda Há 5 dia(s)

Conviventes do CRAS I e II participam do projeto "Caminhos Digitais"

Programa pretende realizar a inclusão digital de idosos, além de fomentar a prática de atividades físicas

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito