NOTÍCIAS

26-JAN-2021

Cedro reforça combate às arboviroses com fumacê nos bairros

Agentes de endemias, responsáveis pela ação, atenderão toda a cidade, a começar pelos locais que em 2020 registraram as maiores incidências de casos de dengue.

#Dengue POR MACIEL 26 DE JANEIRO DE 2021

Foto: Marcos ROdrigues

Até a presente data, Cedro não tem registros.

Chegadas as primeiras chuvas de 2021, a Prefeitura parte une esforços para dar início às ações do Plano Municipal de Combate às Arboviroses. Nesta segunda-feira (26), os Agentes de Combate às Endemias estiveram no bairro Pega Avoante com suas bombas costais para a eliminação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Por toda a semana, a força-tarefa estará ainda com o fumacê nos bairros Alto do Padeiro, Açude Novo, Açude Velho e Prado.

O prefeito Joãozinho de Titico explica que, além dessa intervenção, serão iniciados "com urgência e precisão" os mutirões de limpeza nos bairros. "A ação conjunta objetiva reforçar os cuidados para que não tenhamos casos registrados no município. Cedro tem se tornado referência no setor, com o auxílio até de tecnologias, por meio de parcerias com a Universidade Federal do Ceará", destaca.

O agente de endemias Késio Paulo informa que, antes do início dos trabalhos, esteve reunido com a Gestão Municipal para discutir vários itens, entre eles a aquisição de larvicidas apropriados. "Só então saímos a campo, começando pelos bairros críticos, onde foram registrados mais casos no ano passado. Nossas equipes estão preparadas para reduzir ainda mais as ocorrências de arboviroses. E a melhor forma é a prevenção", pontua.

Nesses tempos de chuvas, todo cuidado é pouco. Muitos moradores têm o hábito de acumular água em tambores; nesse pormenor, os Agente de Endemia alertam sobre os cuidados com o criatório do Aedes aegypti. "É preciso observar se no quintal tem recipientes que acumulem água, como tambores e caixas d'águas, que devem ser limpos uma vez na semana", reforça Késio.

Ações em favor da saúde

Além da distribuição de telas para caixas d'água e do fumacê, o Plano Municipal de Combate às Arboviroses contempla a distribuição de folders informativos, palestras, rodas de conversas, capacitações, exposições e a disponibilização de cursos sobre reciclagem, de forma virtual ou presencial.

A secretária de Saúde Sayonara Moura alerta: a dengue é uma doença que pode matar, e a responsabilidade na ação de enfrentamento ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti, é de todos. "O poder público está fazendo a sua parte, pedimos a colaboração de todos os moradores para que façam a sua. Entendemos que, se a pandemia ainda não acabou, é preciso também estar atentos à Dengue tipo 2, em circulação no estado do Ceará", ressalta.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 6 dia(s)

Penitentes de Cedro participaram da XIV Procissão do Fogaréu de Várzea Alegre

Tradição secular acontece na Semana Santa com a participação de diversas pessoas da região

#Agenda Há 6 dia(s)

CEI Maria Marilene Alves Diniz realiza aula educativa sobre combate ao mosquito da Dengue

Crianças cedrenses aprendem desde pequenas como atuar na prevenção de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya

#Agenda Há 7 dia(s)

Cedrenses devem tomar cuidado com mensagens falsas sobre o Bolsa Família

Cadastro e atualização de dados são realizados exclusivamente de forma presencial. Beneficiários nunca devem clicar em links enviados por SMS, e-mail ou WhatsApp

#Agenda Há 7 dia(s)

Prefeitura inicia atendimento odontológico noturno no CEO Municipal

Equipamento passa a contar com dentistas também no terceiro turno. Demanda é atendida através de agendamento espontâneo, sem a necessidade de encaminhamento

#Agenda Há 7 dia(s)

Prefeitura promove atualização da caderneta de vacinação e prevenção contra a Dengue

Ação acontece nas escolas públicas de Cedro com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal da população

#Agenda Há 7 dia(s)

População pode solicitar manutenção da iluminação pública pelo WhatsApp

Período chuvoso aumenta casos de queima de lâmpadas; Prefeitura está atenta e atuante para atender a demanda

#Agenda Há 7 dia(s)

Escola Antônio Alves dos Santos realizará encenação da Paixão de Cristo

Comunidade está convidada a acompanhar e participar da apresentação, que acontecerá na quarta-feira, 27 de março

#Agenda Há 8 dia(s)

Saúde da Mulher é tema de encontro do CRAS

Ação faz parte da programação do Mês da Mulher, promovido pela Prefeitura de Cedro

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito