NOTÍCIAS

26-JAN-2021

Cedro reforça combate às arboviroses com fumacê nos bairros

Agentes de endemias, responsáveis pela ação, atenderão toda a cidade, a começar pelos locais que em 2020 registraram as maiores incidências de casos de dengue.

#Dengue POR MACIEL 26 DE JANEIRO DE 2021

Foto: Marcos ROdrigues

Até a presente data, Cedro não tem registros.

Chegadas as primeiras chuvas de 2021, a Prefeitura parte une esforços para dar início às ações do Plano Municipal de Combate às Arboviroses. Nesta segunda-feira (26), os Agentes de Combate às Endemias estiveram no bairro Pega Avoante com suas bombas costais para a eliminação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Por toda a semana, a força-tarefa estará ainda com o fumacê nos bairros Alto do Padeiro, Açude Novo, Açude Velho e Prado.

O prefeito Joãozinho de Titico explica que, além dessa intervenção, serão iniciados "com urgência e precisão" os mutirões de limpeza nos bairros. "A ação conjunta objetiva reforçar os cuidados para que não tenhamos casos registrados no município. Cedro tem se tornado referência no setor, com o auxílio até de tecnologias, por meio de parcerias com a Universidade Federal do Ceará", destaca.

O agente de endemias Késio Paulo informa que, antes do início dos trabalhos, esteve reunido com a Gestão Municipal para discutir vários itens, entre eles a aquisição de larvicidas apropriados. "Só então saímos a campo, começando pelos bairros críticos, onde foram registrados mais casos no ano passado. Nossas equipes estão preparadas para reduzir ainda mais as ocorrências de arboviroses. E a melhor forma é a prevenção", pontua.

Nesses tempos de chuvas, todo cuidado é pouco. Muitos moradores têm o hábito de acumular água em tambores; nesse pormenor, os Agente de Endemia alertam sobre os cuidados com o criatório do Aedes aegypti. "É preciso observar se no quintal tem recipientes que acumulem água, como tambores e caixas d'águas, que devem ser limpos uma vez na semana", reforça Késio.

Ações em favor da saúde

Além da distribuição de telas para caixas d'água e do fumacê, o Plano Municipal de Combate às Arboviroses contempla a distribuição de folders informativos, palestras, rodas de conversas, capacitações, exposições e a disponibilização de cursos sobre reciclagem, de forma virtual ou presencial.

A secretária de Saúde Sayonara Moura alerta: a dengue é uma doença que pode matar, e a responsabilidade na ação de enfrentamento ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti, é de todos. "O poder público está fazendo a sua parte, pedimos a colaboração de todos os moradores para que façam a sua. Entendemos que, se a pandemia ainda não acabou, é preciso também estar atentos à Dengue tipo 2, em circulação no estado do Ceará", ressalta.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 4 dia(s)

Mutirão de cirurgias de catarata beneficia moradores de Cedro

Somente neste ano, foram realizados três mutirões. Os procedimentos são gratuitos

#CRASII Há 4 dia(s)

Idosos de Assunção participam do I Encontro promovido pelo CRAS

Objetivo é que outros idosos da comunidade participem das reuniões e recebam os benefícios desta importante atividade

#Saúde Há 4 dia(s)

Cedro recebe ambulância do SAMU 192

Equipamento visa a reforçar atendimento à população

#Agenda Há 4 dia(s)

Patos dos Vieiras é contemplada com melhorias em estradas vicinais

Distrito do Vale do Machado, onde fica a comunidade, já tem 90% de suas estradas recuperadas

#AssistênciaSocial Há 4 dia(s)

Entrega do Vale Gás Social do Governo do Ceará é encerrada

Beneficiários que estão na lista, mas não retiraram o benefício, devem procurar a Secretaria do Trabalho e Assistência Social ou o CRAS

#CRASI Há 4 dia(s)

Prefeitura inicia grupo de idosos para momentos de entretenimento e orientações no distrito de Assunção

Primeiro encontro acontece na quinta-feira (04/08) às 15h, na escola Tereza Dutra

#AssistênciaSocial Há 4 dia(s)

Caminhão do Cidadão inicia atendimentos em Cedro

Para garantir o serviço, é preciso chegar cedo ao local onde está estacionado o equipamento

#Saúde Há 6 dia(s)

Secretaria de Saúde prepara programação para o Agosto Dourado

Campanha promove a importância do aleitamento materno para todas as crianças

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito