NOTÍCIAS

26-JAN-2021

Cedro reforça combate às arboviroses com fumacê nos bairros

Agentes de endemias, responsáveis pela ação, atenderão toda a cidade, a começar pelos locais que em 2020 registraram as maiores incidências de casos de dengue.

#DENGUE POR MACIEL 26 DE JANEIRO DE 2021

Foto: Marcos ROdrigues

Até a presente data, Cedro não tem registros.

Chegadas as primeiras chuvas de 2021, a Prefeitura parte une esforços para dar início às ações do Plano Municipal de Combate às Arboviroses. Nesta segunda-feira (26), os Agentes de Combate às Endemias estiveram no bairro Pega Avoante com suas bombas costais para a eliminação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Por toda a semana, a força-tarefa estará ainda com o fumacê nos bairros Alto do Padeiro, Açude Novo, Açude Velho e Prado.

O prefeito Joãozinho de Titico explica que, além dessa intervenção, serão iniciados "com urgência e precisão" os mutirões de limpeza nos bairros. "A ação conjunta objetiva reforçar os cuidados para que não tenhamos casos registrados no município. Cedro tem se tornado referência no setor, com o auxílio até de tecnologias, por meio de parcerias com a Universidade Federal do Ceará", destaca.

O agente de endemias Késio Paulo informa que, antes do início dos trabalhos, esteve reunido com a Gestão Municipal para discutir vários itens, entre eles a aquisição de larvicidas apropriados. "Só então saímos a campo, começando pelos bairros críticos, onde foram registrados mais casos no ano passado. Nossas equipes estão preparadas para reduzir ainda mais as ocorrências de arboviroses. E a melhor forma é a prevenção", pontua.

Nesses tempos de chuvas, todo cuidado é pouco. Muitos moradores têm o hábito de acumular água em tambores; nesse pormenor, os Agente de Endemia alertam sobre os cuidados com o criatório do Aedes aegypti. "É preciso observar se no quintal tem recipientes que acumulem água, como tambores e caixas d'águas, que devem ser limpos uma vez na semana", reforça Késio.

Ações em favor da saúde

Além da distribuição de telas para caixas d'água e do fumacê, o Plano Municipal de Combate às Arboviroses contempla a distribuição de folders informativos, palestras, rodas de conversas, capacitações, exposições e a disponibilização de cursos sobre reciclagem, de forma virtual ou presencial.

A secretária de Saúde Sayonara Moura alerta: a dengue é uma doença que pode matar, e a responsabilidade na ação de enfrentamento ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti, é de todos. "O poder público está fazendo a sua parte, pedimos a colaboração de todos os moradores para que façam a sua. Entendemos que, se a pandemia ainda não acabou, é preciso também estar atentos à Dengue tipo 2, em circulação no estado do Ceará", ressalta.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda

Prefeitura de Cedro alerta a população para o desperdício de água

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sidney Fernandes, dá dicas de como evitar a má utilização do bem mais precioso da natureza

Há 4 dias

#Agenda

Prefeitura explica como solicitar a manutenção no sistema de iluminação pública

Serviços como reposição de lâmpadas queimadas são feitos de maneira gratuitas pelo governo municipal

Há 4 dias

#Controle

Prefeitura de Cedro prevê entrega de carnê do IPTU 2021 para o final de julho

O anúncio foi realizado pelo secretário de finanças, Adriano José

Há 8 dias

#Agenda

Prefeitura de Cedro realiza a 6ª edição Colônia de Féria no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV)

Os serviços iniciaram no último dia 5 de julho e seguem até o fim do mês

Há 12 dias

#Saúde

Primeiro mutirão de catarata 2021 da Prefeitura de Cedro começou - no Zulmira Sedrin

O prefeito Joãozinho de Titico esteve na manhã desta qui [...]

Há 12 dias

#COVID-19

Cedro recebe prêmio Boas Práticas de Gestão no período da pandemia

Município foi destaque por suas ações no controle da doença, com iniciativas do porte de Centro Covid e instalações de barreira sanitárias

Há 13 dias

#VacinaCovid-19

VACINAÇÃO PARA COVID-19 GESTANTES

Há 14 dias

#CRASII

Centro de Referência da Assistência Social voltou com atendimentos presenciais e novos horários

A Coordenadora do CRAS II, Milca Leandro, explica como funciona o atendimento, quais serviços ofertados, grupos existentes e formas de encontro

Há 15 dias

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito