NOTÍCIAS

28-SET-2019

Cineasta Wolney Oliveira visita Cedro e conhece pontos turísticos e moradores

De Cedro ele foi ao Cariri, buscar inspiração para um novo filme a ser rodado sobre a cultura local.

#AGENDA POR MACIEL 28 DE SETEMBRO DE 2019

Foto: Marciel Bezerra

O renomado cineasta da Casa Amarela, de passagem pelo município, conheceu moradores, artistas e pontos turísticos. Na visita, foi acompanhada do prefeito Dr. Nilson Diniz e a primeira-dama Ana Clécia, no último sábado (28/9).

A primeira parada foi no ateliê do jovem artista plástico Rogério Paz. Na ocasião o cineasta encantou-se com a riqueza dos trabalhos expostos, e que poderá em breve levar as obras do jovem pintor cedrense ao mundo. Na residência do senhor Chico Correia, de 106 anos, sentado na calçada, Walney aproveitou para gravar trechos de sua trajetória enquanto ferroviário.

As ações desenvolvidas no município de Cedro, na gestão do Dr. Nilson, têm despertado o interesse de muitos, inclusive produtores de filmes, desejosos de conhecer as riquezas da cultura local, sejam elas naturais e da vida dos moradores. "São ações contínuas que chamam a atenção. A hora é de mostrar o que há de melhor aqui, já com vistas às comemorações do nosso centenário. A presença do Wolney é para unirmos forças e realizarmos um documentário", destaca o Prefeito.

Na visita ao Museu Ferroviário, o cineasta, ao lado da esposa Mayara Magalhães, conheceu o zelo da administração com o patrimônio público como espaço de recordação. Wolney registrou a locomotiva, quadros e objetos de época da ferrovia. Na comunidade de Lagêdo, uma parada para encontro com os ferreiros, que mantêm uma vila ainda com moradores dedicados a arte de trabalhar o ferro. Filmar o local e sua gente comporá a história do centenário.

Outras visitas foram ao IFCE Campus Cedro, Praça Marco Zero, a residência do senhor João Cândido (primeira residência do munícipio), além da Igreja Matriz de São João Batista.

Nas redes sociais, o cineasta escreveu que era desejo antigo conhecer o município. "Bom também testemunhar o carinho e admiração que o amigo [Dr. Nilson Diniz] tem na condução do Cedro. Grato pela simpatia e o carinho da primeira-dama, Ana Clécia. Grato pelo acolhimento e o almoço saboroso. Muito bonito ver o orgulho e o carinho do assessor de imprensa da Prefeitura, Marciel Bezerra, pela cidade. A ele, também, a nossa gratidão".

Quem é o cineasta

Wolney é formado em cinema pela Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños, em Cuba, possui uma longa carreira de dedicação e fomento ao audiovisual. O cineasta, em atividade desde 1982, já dirigiu curtas, longas, documentários e até ficções científicas, como "A ilha da morte", de 2006. Está à frente do Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema, em sua 29ª edição, do qual é diretor executivo. Seu mais novo projeto é o "Soldados da Borracha".

De Cedro ele foi ao Cariri, buscar inspiração para um novo filme a ser rodado sobre a cultura local.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda

Prefeitura de Cedro alerta a população para o desperdício de água

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sidney Fernandes, dá dicas de como evitar a má utilização do bem mais precioso da natureza

Há 4 dias

#Agenda

Prefeitura explica como solicitar a manutenção no sistema de iluminação pública

Serviços como reposição de lâmpadas queimadas são feitos de maneira gratuitas pelo governo municipal

Há 4 dias

#Controle

Prefeitura de Cedro prevê entrega de carnê do IPTU 2021 para o final de julho

O anúncio foi realizado pelo secretário de finanças, Adriano José

Há 8 dias

#Agenda

Prefeitura de Cedro realiza a 6ª edição Colônia de Féria no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV)

Os serviços iniciaram no último dia 5 de julho e seguem até o fim do mês

Há 12 dias

#Saúde

Primeiro mutirão de catarata 2021 da Prefeitura de Cedro começou - no Zulmira Sedrin

O prefeito Joãozinho de Titico esteve na manhã desta qui [...]

Há 12 dias

#COVID-19

Cedro recebe prêmio Boas Práticas de Gestão no período da pandemia

Município foi destaque por suas ações no controle da doença, com iniciativas do porte de Centro Covid e instalações de barreira sanitárias

Há 13 dias

#VacinaCovid-19

VACINAÇÃO PARA COVID-19 GESTANTES

Há 14 dias

#CRASII

Centro de Referência da Assistência Social voltou com atendimentos presenciais e novos horários

A Coordenadora do CRAS II, Milca Leandro, explica como funciona o atendimento, quais serviços ofertados, grupos existentes e formas de encontro

Há 15 dias

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito